Repressão a povos indígenas é tema da Comissão da Verdade

Indígenas tambem sofreram repressão durante regime militar
24/10/2014 12:20

Compartilhar:

 


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), em parceria com o SOS Racismo, realizou, nesta quinta-feira, 23/10, audiência pública sobre as violações dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais desde a ditadura militar. Nova audiência sob o tema acontecerá, no próximo dia 3/11, às 14h, em conjunto com a Comissão Nacional da Verdade. O deputado Adriano Diogo, faz um balanço da reunião e disse que não fazia idéia do tamanho e complexidade do problema indígena, Adriano Diogo citou também as dificuldades para que se faça a demarcação das terras indígenas.

"O genocídio de nosso povo é evidente", disse Timóteo Verá Popyguá, cacique da aldeia Eldorado, na cidade de mesmo nome, e coordenador nacional da Comissão Nacional de Terra Guarani Yvy Rupa. Os guaranis sofreram com assassinatos, torturas e com as políticas dos governos. Queremos respeito dos poderes públicos. Ele disse ainda que "a PEC 215, em tramitação, é um tapa na cara dos índios e da sociedade". A proposta afeta a demarcação das terras indígenas.

Vice-presidente do Tortura Nunca Mais-SP e coordenador do Projeto Armazém Memória, Marcelo Zelic, considera que as violaçãoes sofridas pelos indígenas leva à uma história que precisa ser reescrita e destacou que a construção de uma reparação indígena é um dever do Estado brasileiro

O historiador Luiz Canê Minguê disse ser o último falante da língua guainá, tribo originária da área onde está o bairro de São Miguel Paulista. Ele relatou que o governo brasileiro não admite a existência dessa tribo e que legalmente estão extintos desde o século XVII. Luiz falou também sobre a questão da reparações para as comunidades indígenas.

Voltar
alesp