Líder do PORT Jeremias foi morto por usineiros ainda antes do golpe militar de 1964

Assassinato aconteceu em 1963 para debelar greve de trabalhadores rurais em Pernambuco
27/05/2014 11:40

Compartilhar:

 


A personalidade, a militância política e o assassinato, aos 22 anos, do jovem dirigente trotskista Paulo Roberto Pinto, conhecido como Jeremias, foram relembrados pela Comissão estadual da Verdade Rubens Paiva. Pessoas que vivenciaram a sua trajetória política ou que resgataram sua passagem na história enquanto líder do Partido Operário Revolucionário Trotskista (Port) participaram nesta segunda-feira, 26/5, da 123ª reunião da Comissão estadual da Verdade Rubens Paiva.

Logo no início da sessão, o deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão, lembrou que a situação de Jeremias é diferente, pelo fato de o militante político ter sido assassinado antes do golpe militar de 1964, precisamente em agosto de 1963 e a repressão, nesse caso, ter sido exercida por usineiros, latifundiários de Itambé, Pernambuco. José Felipe Rangel Gallindo, autor do livro Jeremias - O Trotskismo no Campo em Pernambuco e também roteirista do vídeo Jeremias, produzido pela Comissão Rubens Paiva, contou que sua pesquisa demorou dez anos e destacou o fato de ser Jeremias o primeiro militante trotskista assassinado no Brasil e na América Latina.

A ternura e a firmeza de Jeremias foi igualmente destacada por Cláudio Antonio de Vasconcelos Cavalcanti e Edson Cleber Pinto, irmão de Jeremias.

Voltar
alesp