Comissão da Verdade realiza audiência sobre caso de Luiz Eduardo Merlino

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" realizou nesta sexta-feira, 13/12, audiência pública sobre o caso de Luiz Eduardo da Rocha Merlino, jornalista e militante do Partido Operário Comunista (POC), assassinado em 19 de julho de 1971.
13/12/2013 18:40

Compartilhar:

 


Ex- presos políticos, amigos e familiares que testemunharam a tortura e morte de Merlino foram ouvidos pela comissão. Entre os participantes, estão Angela Mendes de Almeida, o jornalista Bernardo Kucinski, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci de Oliveira, Ieda Akselrud de Seixas, Ivan Akselrud Seixas, Joel Rufino dos Santos, Nicolau Bruno Leonel, Leane de Almeida, Otacílio Cecchini e Tatiana Merlino.

Merlino foi preso, torturado e assassinado em São Paulo, em julho de 1971, nas dependências do Doi-Codi, centro de tortura comandado por Carlos Alberto Brilhante Ustra entre outubro de 1969 e dezembro de 1973. Em 2012, Ustra foi condenado, em primeira instância, em ação por danos morais movida pela família de Luiz Eduardo Merlino.

Voltar
alesp