Continuação do ciclo da imprensa de resistência à ditadura na Comissão da Verdade.

Na continuação do ciclo a Imprensa de resistência à ditadura, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, ouviu depoimentos de Mylton Severiano e José Luiz Del Royo.
07/10/2013 19:25

Compartilhar:

 


Mylton Severiano disse que naquele tempo a falta de liberdade era praticamente total, o que inviabilizava o exercício da profissão, na verdade uma profissão de risco, tanto é que muitos colegas foram desaparecidos até hoje e muitos outros assassinados ou presos e torturados. Sua reportagem mais notável, foi sobre a morte de Vladimir Herzog, com o título "Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós", e teve a participação de dez jornalistas voluntários que trabalhavam na grande imprensa.



José Luiz Del Royo fez uma exposição sobre a imprensa no exílio que é pouco conhecida, apesar do grande volume de publicações. Para Del Royo a maior dificuldade era a obtenção de notícias. Um dos meios era obter de funcionários de aeroportos que recebiam aviões da Varig os jornais lidos no voo. Também os jornais abordavam questões ideológicas, servindo de debate entre as correntes políticas.



O presidente da comissão, deputado Adriano Diogo (PT) considera que contar a história de profissionais que enveredaram para a imprensa alternativa é um capítulo muito importante no trabalho da Comissão da Verdade.

Voltar
alesp