Imprensa alternativa na Comissão da Verdade


03/10/2013 16:01

Compartilhar:

 


A Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva iniciou um ciclo de debates acerca da importância da imprensa de resistência à ditadura militar. A iniciativa de abordar o papel dos veículos de resistência é pioneira desta comissão, que prolongará o tema até o dia 4 de outubro. Os primeiros veículos abordados foram os periódicos Opinião, que funcionou de 1972 a 1977, e o Movimento, de 1975 a 1981. Para elucidar a história dos periódicos estiveram presentes Luiz Bernardes e Carlos Azevedo, ambos colaboradores dos jornais.

Na continuação do ciclo Imprensa de resistência à ditadura, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, ouviu, nesta quarta-feira, 2/10, depoimentos sobre os jornais Em Tempo e O Pasquim, e sobre a imprensa da Oposição Sindical. Estavam presentes Tibério Canuto, Antonio de Pádua Prado Júnior, o Paeco, Mariluce Moura e Sebastião Neto.

Na abertura da reunião, o presidente Adriano Diogo (PT) afirmou que, apesar de o foco da comissão ser os mortos e desaparecidos, o jornalismo de resistência foi de grande importância, pois a partir dela "criou-se pólos para que a população começasse a resistir à ditadura".

Voltar
alesp