Comissão de Infraestrutura questiona presidente da CPTM sobre contratos

Bancadas do PT e PCdoB apóiam abertura de CPI
12/09/2013 15:39

Compartilhar:

 


Sob a presidência do deputado Alencar Santana(PT) a Comissão de Infraestrutura recebeu nesta quarta-feira 11/9, o diretor-presidente da CPTM, Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira. Ele foi convidado para falar sobre licitações e contratos firmados com a empresa Siemens, especialmente em relação às denúncias feitas pela referida empresa ao Cade.

O presidente da CPTM defendeu sua gestão, afirmando que todas as decisões que tomou foram calçadas por sua equipe técnica. Considerou o processo civil a que responde injusto, e disse que, nos seus 41 anos de vida pública, nunca pactuou com propinas. Disse ainda que não houve como detectar a formação de cartel nas licitações.

Mário Bandeira respondeu a diversos questionamentos sobre a prática de as empresas vencedoras de licitações de subcontratarem empresas perdedoras. Segundo ele, o pagamento era feito direto à subcontratada, como estratégia para que estas recebessem atestados de capacitação e, consequentemente, pudessem aumentar a base de empresas habilitadas para futuras concorrências. Porém, norma da PGE determinou que esses pagamentos fossem feitos à empresa líder.

O presidente da Comissão, deputado Alencar Santana defende a instalação de uma CPI na Assembléia para averiguar as denúncias de superfaturamento e propinas em licitações do Metrô e da CPTM.

Voltar
alesp