São Paulo lidera as pesquisas científicas no Brasil.

O deputado Vitor Sapienza (PPS), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, fala sobre a reunião da comissão e destacou o papel de relevância da pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil.
24/08/2011 17:42

Compartilhar:


A Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação recebeu nesta terça-feira, 23/8, Celso Lafer e Carlos Henrique Brito Cruz, respectivamente presidente e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para falar sobre as metas e ações da instituição.

Celso Lafer informou que a Constituição estadual de 1947 previa o estabelecimento de um instituto de amparo à pesquisa, nos moldes da Fapesp, mas ela só veio a ser criada efetivamente em 1960, e começou a funcionar dois anos depois. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a Fapesp apoia a pesquisa e financia o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.

Atua nas mais diversas áreas de conhecimento, através de programas como a Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa (Pipe) e a Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite). Outro programa, o Biota, atende a projetos de uso sustentável da biodiversidade. Celso Lafer informou ao presidente da comissão, Vitor Sapienza (PPS), que a Fapesp irá celebrar convênio com a Fundação Padre Anchieta para que seu trabalho seja mais divulgado. Além do site, a instituição mantém, desde 1997 uma revista mensal, que é vendida ao público em geral nas bancas de jornal, onde, em linguagem mais acessível, são divulgados os trabalhos.

alesp