Frente Parlamentar da Citricultura debate demissões no setor

O deputado Edinho Silva (PT), presidente da Frente da Citricultura, fala sobre a finalidade da Frente e destaca as dificuldades estruturais e conjunturais do setor
08/03/2012 16:20

Compartilhar:

 


Em razão das notícias de demissões pela empresa Citrovita, uma das maiores exportadoras de suco de laranja do Brasil, a Frente Parlamentar da Citricultura realizou uma reunião extraordinária nesta quarta-feira, 7/3, com representantes da Secretaria da Agricultura, dos produtores de laranja do Estado de São Paulo e com trabalhadores do setor para encontrar propostas de solução para a crise que parece se abater sobre o setor. A empresa, sediada no município de Matão, divulgou pela imprensa, na última quinta-feira, 1º/3, que não vai processar a safra de 2012/2013, alegando excesso de produção. As demissões já chegam a 112 funcionários, motivadas, segundo o sindicato dos trabalhadores do setor, pela associação entre a Citrovita e a Citrosuco no final de 2012.

Edinho Silva (PT), presidente da Frente da Citricultura, disse que a finalidade desse grupo é defender a citricultura paulista, um dos setores mais produtivos do Estado, e a Assembleia tem um papel preponderante na discussão da crise e na formulação de um plano estadual para a citricultura. Para o deputado, o setor citrícola encontra dificuldades estruturais e conjunturais. As mudanças no mercado internacional estão gerando uma mudança no modelo de produção do suco de laranja no Brasil. Está havendo uma verticalização muito grande, disse Edinho ao referir-se à joint venture entre a Citrovita e a Citrosuco que as fez dominar o mercado produtor de suco de laranja no Brasil.

Voltar
alesp