Itapuí é homenageada na Assembléia Legislativa
Em comemoração aos 94 anos de emancipação político-administrativa de Itapuí, completados em 11/9, o deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou na Assembléia Legislativa votos de congratulações com a população do município.
Em seu requerimento, Tobias ressaltou dados históricos da fundação de Itapuí, bem como o desenvolvimento socioeconômico alcançado nas últimas décadas, graças ao progressivo parque econômico do município, conhecido como Cidade Mar Azul. "Hoje, a hospitaleira Itapuí destaca-se no setor moveleiro e na avicultura. Ainda podemos salientar as atividades da tradicional Trident, que produz materiais de precisão e exporta para mais de 40 países, e a Reval, atacado de papelaria que vem recebendo vários prêmios nos últimos anos", explicou o deputado e completou: "Manifesto nosso carinho e requeiro que esta data especial fique registrada neste Poder Legislativo".
Com o fracasso da Revolução Liberal de 1842, houve um grande deslocamento de famílias da província de Minas Gerais em direção ao centro-oeste da província de São Paulo. Quatro dessas famílias " Silva Fonseca, Ferreira do Amaral, Ferreira Campanha e Pereira Carvalho " chegaram à região em 1849. Dez anos mais tarde, em 1859, Joaquim da Silva Fonseca adquiriu de Manoel Ribeiro a posse de vários alqueires de mata virgem, denominada Fazenda Ribeirão do Saltinho. A partir dessa fazenda surgiu um povoado, que deu origem ao município de Bica de Pedra. Ali, Joaquim mandou construir uma capela para Santo Antônio.
Em 5 de dezembro de 1896, houve a elevação do referido local à categoria de distrito de paz da comarca de Jahu, quando surgiu o 1º Cartório de Registro Civil de Bica de Pedra. O sonho de autonomia municipal começou a se concretizar com a apresentação do projeto de lei que criava o município de Bica de Pedra, apresentado em sessão no Legislativo paulista. Em 25 de novembro de 1912, o projeto foi aprovado e convertido em lei no dia 11 de setembro de 1913. Em 1938, o município passou a ser conhecido pelo nome atual, Itapuí - bica de pedra na língua tupi-guarani.
ptobias@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações