Projeto proíbe utilização de cola de sapateiro em SP
Tramita na Assembléia Legislativa de São Paulo projeto apresentado pelo deputado Duarte Nogueira (PSDB), que proíbe a venda e utilização em todo o Estado da cola sintética, ou cola de sapateiro, como é conhecida, e prevê a substituição do adesivo produzido com solvente pela cola à base de água.
Pesquisas desenvolvidas entre jovens da capital demonstram que o uso da cola de sapateiro, mais barata e de compra fácil, abre caminho para o uso do crack. Um levantamento do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), feito em 1999, constatou que, entre as drogas mais consumidas, figura a maconha em primeiro lugar (41%), seguida pela cocaína (21%) e pelos solventes, como a cola de sapateiro (14%).
Estudo do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de São Paulo, realizado com a população da Febem, apontou que 40% dos internos estavam sob o efeito de cola ou crack quando cometeram a infração pela qual estão recolhidos.
Quando inalada, a cola causa excitação, letargia e vômito, compromete a produção das células sanguíneas e reduz a imunidade do organismo, favorecendo infecções oportunistas. A intoxicação pode levar a queda de pressão, convulsões, inconsciência, coma e morte. Os efeitos sobre o meio ambiente também são preocupantes, dada a volatilidade dos solventes
Com o intuito de reduzir esses danos, o projeto pretende estabelecer um cronograma para que a cola de sapateiro seja eliminada gradativamente das linhas de produção da indústria calçadista e de todos os setores que a utilizam. O calendário será definido pelas indústrias, pelos trabalhadores e pelas secretarias estaduais envolvidas.
(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Duarte Nogueira - 3886 6790/6794)
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado propõe programa que conecta jovens e idosos para inclusão digital no Estado de São Paulo
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações