José Antonio Teixeira documenta o sagrado e o profano de nossas tradições com poesia e realismo

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
31/03/2006 18:01

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Foto da série Viva São Benedito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Congo4 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto da série Viva São Benedito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Congo7 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto da série Viva São Benedito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Congo2 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto da série Viva São Benedito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Congo5 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto da série Viva São Benedito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Congo 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto da série Viva São Benedito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Congo3 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Foto da série Viva São Benedito <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Congo6 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fotógrafo José Antonio Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jose Antonio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

José Antonio Teixeira é o exemplo de alguém que é fotógrafo, não para produzir imagens, mas porque através do aparelho fotográfico estabelece com a realidade uma relação que lhe permite conhecer a si próprio. E isso nasce do fato de que a fotografia é para ele, graças a sua experiência diária no Legislativo paulista, um instrumento quotidiano de comunicação.

Essa dúplice herança cultural nos permite, através de seu trabalho, tomar visualmente consciência de dois sistemas de vida com suas vantagens e suas desvantagens. O significado nasce, entretanto, da determinação e da clareza com que ele persegue a finalidade de ser fotógrafo através de sua experiência, não só social, mas de vida.

Ele encarna o protótipo do fotógrafo que domina o próprio instrumento, fazendo corresponder o plano técnico com aquele poético. Por detrás de sua pesquisa podemos encontrar uma resposta a uma interrogação que afeta a fotografia há decênios: fotografia " documento ou fotografia artística?

Como todos os fotógrafos de reportagens ele registra uma situação objetiva, como fotógrafo artístico ele trabalha na busca de nossas manifestações folclóricas e religiosas. Assim, José Antonio Teixeira se interessou pela congada, uma das mais conhecidas manifestações da cultura popular brasileira e que conjuga fé, devoção, festa, dança e metáforas sobre a realidade social. Suas fotos documentam que nas congadas, realizadas sempre em devoção a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, o sagrado e o profano emanam e a participação de descendentes de escravos é uma constante.

À diferença do profissional que documenta os eventos do dia-a-dia, para José Antonio Teixeira conhecer o mundo das nossas tradições é essencial para compreender a si mesmo, identificar seus próprios sentimentos, emoções e aspirações. As sete fotos sobre congada, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, demonstram que não podemos esquecer que a fotografia é o intermediário entre esses dois mundos e que envolvem poesia e realidade, documento e imaginação.

O artista

José Antonio Teixeira nasceu em Lins (SP) em 1962. Transferiu-se para São Paulo em 1980, onde cursou fotografia na Escola Focus, participando ainda de várias oficinas, como de fotojornalismo e de fotografia de natureza, e realizando pesquisas como autodidata.

Fotógrafo profissional há mais de 20 anos, em 1986 entrou para a Divisão de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, exercendo ainda as funções de free-lancer de diversas publicações e de assessorias de imprensa.

Como resultado de suas viagens à Bolívia, Peru e Cuba, realizou várias exposições itinerantes com fotos de povos e paisagens desses paises. Ao realizar uma pesquisa dedicada a São Benedito " religião e folclore ", percorreu inúmeras cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, a fim de registrar as aongadas, danças folclórico-religiosas que chegaram até nós trazidas pelos escravos e dedicadas a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Suas fotos têm sido publicadas em revistas especializadas e encontram-se no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp