Carreta da mamografia ficará no Parque Cidade

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
29/03/2022 12:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Félix<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A carreta da mamografia, que chegou no dia 10 de março a Limeira, ficará no Parque Cidade entre os dias 12 a 23 de abril. O local foi aprovado ontem (28) pela Secretaria de Estado da Saúde, segundo o deputado estadual Murilo Félix (Podemos).

"Neste período 500 mulheres de Limeira e região serão atendidas gratuitamente por meio do Programa Mulheres de Peito", enfatiza. "Peço que os maridos, filhos, sobrinhos, netos, amigos incentivem as mulheres a fazerem o exame que pode salvar vidas por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama", declara.

Pacientes de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico para fazer a mamografia na carreta. Basta apresentar o documento de identidade (RG) e cartão SUS. Já as mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos têm que apresentar de pedido médico, além de RG e cartão SUS. A regra segue portaria referente à faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde.

SENHAS E HORÁRIOS

O atendimento será por demanda espontânea - de segunda a sexta-feira serão entregues 50 senhas por dia e, no sábado, 25. Pacientes dos municípios vizinhos também poderão utilizar o serviço médico gratuito em Limeira. Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h.

A gestão do deputado limeirense para a vinda da carreta na cidade teve início depois que todas as vereadoras da Câmara Municipal de Limeira, por meio da Procuradoria da Mulher, apresentaram a ele essa demanda no ano passado. O pedido das vereadoras Mariana Calsa (PL), Lu Bogo (PL), Terezinha Guarnieri (PL), Tatiane Lopes (Podemos) Isabelly Carvalho (PT) e Constância Félix (PDT) também ganhou força recentemente com o Movimento Duda Vive, idealizado pela influenciadora digital de Limeira, Maysa Longhino, em homenagem a uma amiga que faleceu aos 32 anos em decorrência de um câncer de mama. Um abaixo-assinado feito pelo deputado, com quase mil adesões, também fortaleceu o movimento.

alesp