Ao "Estúdio Alesp", secretário de Educação afirma que privatização de escolas não é prioridade

Secretário de Estado da Educação, Renato Feder disse que o foco de sua gestão é a melhoria do ensino público
26/01/2023 16:27 | Entrevista | Matheus Batista - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Renato Feder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estúdio Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O novo secretário estadual de Educação Renato Feder afirmou, em entrevista concedida ao Estúdio Alesp nesta quinta-feira (26), que a privatização de escolas públicas não é prioridade do governo do Estado.

Feder é ex-secretário de Educação do Paraná e implementou durante a gestão da pasta um programa que entrega para a iniciativa privada a administração de escolas estaduais. O secretário afirmou, no entanto, que não existe planejamento para implementar o programa em São Paulo. "Isto não é uma prioridade. Temos que buscar a qualidade da educação pública", disse.

Valorização dos docentes

À Rede Alesp, Renato Feder disse que a valorização dos professores estaduais será o principal objetivo à frente da secretaria de Educação paulista. "Acredito na formação de professor com professor, perto da realidade do aluno. Quando a secretaria faz isso, a formação é prática e a melhora é muito grande", afirmou.

Segundo o secretário, a secretaria possui um projeto de valorização da carreira de professores divido em duas principais áreas. A primeira seria a valorização "não monetária", que envolve a formação dos profissionais e o apoio extraclasse. "É papel da secretaria cuidar do professor, dar apoio psicológico e dar uma formação adequada", disse.

O segundo ponto da valorização que o secretário apresentou é a melhoria salarial, que, segundo ele, é uma vontade do governo do Estado. "Estamos estudando isso", afirmou.

Outros pontos

Além disso, Feder também falou sobre o modelo de gestão que a pasta deve seguir, focado em resultados, tecnologia e formação integral dos alunos. A secretaria planeja criar um material didático digital para ser usado em todas as salas de aulas. "Com o digital, o material fica interessante e fácil para o aluno aprender. Esse material digital unificado apoia muito a sala de aula, o professor e o aluno", disse.

Outro aspecto do modelo de gestão apresentado inclui o monitoramento individualizado da frequência escolar, para combater a evasão. "Se o diretor demora para ver que o aluno está faltando, o problema se agrava. A busca ativa é muito mais eficaz quando ela é preventiva e não reativa", afirmou.

Por fim, o novo secretário falou sobre a parceria que espera ter com a Assembleia Legislativa. Feder exaltou a aprovação da Lei Complementar 1.374/2022, que criou o novo Plano de Carreira dos Docentes, e da Lei Complementar 1.381/2022, que prorroga os contratos dos professores categoria O. Além disso, falou que espera ter a Alesp como um espaço para colher demandas de todo o Estado. "A Assembleia traz a regionalidade de São Paulo", disse.

alesp