Compartilhar:

Workshop:   A COMUNICAÇÃO PÚBLICA COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO


  • Descrição:

    A Comunicação Pública implica numa prática comprometida com a democracia e a promoção da cidadania e é, assim, um campo de atuação que exige conhecimento político e, sobretudo, ética. O conceito é amplo e não pode ser reduzido à mera divulgação governamental, na medida em que precisa nortear uma legítima política de comunicação entre Estado e cidadão. Diante do atual quadro de desordem informacional, permeado por boatos, rumores, vazamentos, “fake news”, “deep fakes”, informações imprecisas, teorias de conspiração e discursos de ódio nas plataformas digitais, a comunicação pública assume um papel estratégico no enfrentamento ao problema da desinformação. A comunicação pública, ao se valer do conhecimento comum partilhado e o sistema de valores/crenças sobre o mundo em que atua, deve produzir enunciados que busquem ser críveis e reforcem a confiança nas instituições democráticas em contraponto ao não reconhecimento de autoridade por parte significativa dos cidadãos. Apresentando experiências de instituições do Estado e rupturas contratuais entre órgãos públicos e os cidadãos, o curso discute, a partir das contribuições da Teoria Semiolinguística, calcada na obra do linguista francês Patrick Charaudeau, estratégias que visam produzir efeitos de instrução, refutação e informação de modo a mitigar os danos provocados por informações enganosas.


     Michel Carvalho da Silva (palestrante)


    Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Mestre em Ciências da Comunicação pela USP. Chefe dos Serviços de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cubatão (SP). Integrante do Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM), vinculado à ECA/USP.

  • Programa:

    Discutir a desinformação em termos teóricos e refletir como enunciados falsos podem impactar na compreensão de mundo das pessoas. Apontar aspectos socioculturais que envolvem a circulação de informações falsas nas redes sociais. Pensar em estratégias de comunicação pública como contraponto a esse contexto de desinformação.

  • Cronograma:

    3 e 4 de Novembro de 2021

     • Comunicação pública e suas diferentes dimensões (interesse público, institucional e política).

    • A Comunicação Pública e o Letramento Político.

    • A noção de contrato comunicacional a partir de Patrick Charaudeau.

    • O impacto das plataformas digitais na circulação de informação e na formação de opinião.

    • A desordem informacional e o universo da desinformação (fake news, rumores, boatos e outros formatos).

    • A interferência das informações falsas e enganosas nos processos democráticos, nas decisões políticas e na construção da imagem pública.

    • Como o fenômeno da desinformação repercute nas diferentes esferas do poder.

    • A relevância pública dos algoritmos e seus aspectos éticos e sociais.

    • Estratégias discursivas para o enfrentamento de crises de imagem alavancadas por desinformação.

    • Estudo de caso: a fanpage do Senado Federal.

  • Público-alvo: Estudantes e profissionais de jornalismo e comunicação, assessores políticos, parlamentares e demais interessados no tema.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 03/11/2021 a 04/11/2021
  • Horário: 15h00 às 17h00
  • Total de vagas: 300
  • Período de inscrição: 04/10/2021 a 02/11/2021
  • Informações para Inscrição:

    Evento virtual ao vivo. Necessário acesso à Internet. Certificação pelo ILP mediante preenchimento de formulários de avaliação disponibilizados nos dois dias do evento.

  • Data de divulgação dos selecionados: 03/11/2021
  • Colaboradores: