Compartilhar:

Seminário:   SEMINÁRIO INTERNACIONAL: UMA CARTA PARA LEGISLADOR@S DE ESTADOS E CIDADES INTELIGENTES


  • Descrição: A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (CBCI) é uma iniciativa que expressa uma agenda pública brasileira sobre o tema da transformação digital nas cidades do país. No processo de sua elaboração são levados em conta: (1) um conceito para o termo "cidades inteligentes"; (2) princípios; (3) diretrizes; e (4) uma agenda pública com objetivos estratégicos e recomendações. A Carta (CBCI - 4.3) constitui um instrumento de reflexão que propõe o diálogo em "fóruns regulares" entre instituições que formulam e implementam políticas públicas e órgãos de controle dos poderes executivo, legislativo e judiciário, do MP, e de organizações da sociedade civil, envolvidos ou colaborando em processos legislativos e melhorando a mensuração dos impactos das medidas tomadas em nome do interesse público. Neste contexto, este seminário visa debater a articulação entre o desenvolvimento urbano, as humanidades e as inteligências tecnológicas sustentáveis, visando a vida, a sustentabilidade e novas legitimidades.

    Carlão Pignatari - Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

    Tatiana Lima Panosso - Diretora Executiva do Instituto do Legislativo Paulista.

    Ubaldo Cesar Balthazar - Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Cristiana de Castro Moraes - Presidente do Tribunal Pleno de Contas do Estado de São Paulo.

    Thiago Pinheiro Lima - Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo.

    Michael Rosenauer - Diretor nacional da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

    Eduardo Moreira da Costa - Diretor Geral do laboratório internacional LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) com bases na UFSC e no Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento membro do Laboratório de Habitats de Inovação e Empreendedorismo da UFSC.

    Arlindo Philippi Junior - Professor titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e atua na iniciativa "Urbanidade e qualidade de vida" do IEA-USP. É um dos coordenadores do Programa de Pesquisa Cidades Globais, que integra pesquisas voltadas a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de regiões metropolitanas.

    Sarah Habersack - Coordenadora Técnica, Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU).

    André Freire da Silva - Diretor Centro de Documentação e Informação (CEDI) da Câmara dos Deputados.

    Marcelo Arno Nerling (organizador) - Professor na Universidade de São Paulo e pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Organizador do Seminário.
  • Programa:O presente seminário propõe a apresentação e o debate da "Carta Brasileira Cidades Inteligentes" (CBCI), constituindo-se em processo participativo para a reflexão sobre diagnósticos e medidas, inclusive a elaboração de leis e normas infralegais (decretos, regimentos, portarias, resoluções, instruções normativas etc.), seguindo diretrizes, parâmetros e formas de atuação pública. Trata-se de pensar e experimentar novas institucionalidades, uma nova forma de organização que facilite o diálogo no preparo da decisão, em colaboração no processo legislativo.
  • Cronograma:
    Quinta-feira, 27 de Maio de 2021
    8h00 - 8h15. Introdução ao tema do Seminário e convite à leitura da Carta Brasileira das Cidades Inteligentes - CBCI
    Representante do ILP
    Marcelo Nerling
    (a CBCI será anteriormente enviada, por e-mail, aos inscritos, e pode ser acessada no endereço: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-regional/projeto-andus/Carta_Bras_Cidades_Inteligentes_Final.pdf )

    9h00 - 9h15. Abertura Oficial - Carlão Pignatari

    9h15 - 9h45. Pronunciamentos
    Ubaldo Balthazar
    Cristiana Moraes
    Thiago Lima
    Michael Rosenauer

    9h45 - 11h45. Conferências
    9h45 - 10h00 - Marcelo Nerling - Apresentação
    10h00 - 10h20 - Eduardo Costa - Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis
    10h20 - 10h40 - Arlindo Philippi - Cidades Globais
    10h40 - 11h00 - Sara Habersack - A Charta alemã e as especificidades técnicas da Carta brasileira.
    11h00 - 11h20 - André Silva - Câmara dos Deputados, documentação e informação.
    11h20 - 11h40 - Marcelo Nerling - A CBCI na agenda do Poder Legislativo
    11:40 - Questionamentos e sínteses
    12:30 - Encerramento do Seminário
  • Público-alvo: Tomadores de decisão, técnicos e políticos do poder legislativo e órgãos de controle; professores e estudantes; sociedade civil.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 27/05/2021 a 27/05/2021
  • Horário: 8h00 às 12h30
  • Total de vagas: 800
  • Período de inscrição: 03/05/2021 a 25/05/2021
  • Informações para Inscrição:Evento online. Necessário acesso à Internet. Transmissão ao vivo pela Rede ALESP (acessar o canal da Rede Alesp no Youtube). Não serão enviados links.
    Para este evento SERÃO emitidos certificados, mediante o preenchimento da ficha que será disponibilizada no chat do evento.
  • Data de divulgação dos selecionados: 26/05/2021
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros: