Compartilhar:

Oficina:   OFICINA: ARTE E DIDÁTICA DOS FANZINES E BIOGRAFICZINES


  • Descrição: Fanzines (zines) e seus derivativos, como biograficzines e artezines, são revistas independentes criativas manufaturadas que podem trazer em suas páginas textos, artigos, crônicas, libelos, biografias, poesias, ilustrações, cartuns, histórias em quadrinhos (HQs) etc., podendo ser criadas autoralmente como uma arte interdisciplinar experimental e (auto) educativa.
    Como os quadrinhos, os fanzines (também chamados de zines) são essenciais fontes plurívocas, multiculturais e interdisciplinares de informação imagética podem ser utilizados como ampliação de conhecimento e impulso à criatividade a todas as fases etárias (infantil/infanto-juvenil e adulta).
    Assim, nesta oficina teórico-prática, realizada em dois encontros, os participantes irão apreender os conceitos da linguagem dos fanzines, bem como seus congêneres e temas variados, tendo a possibilidade de aprimorarem sua inteligência sistêmica ao ampliar seu conhecimento em tais linguagens artísticas, sendo que na primeira parte (teórica) terão subsídios acerca do tema e na segunda parte (prática) elaborarão um fanzine autoral (podendo ser um biograficzine).
    Palestrante: Prof. Dr. Gazy Andraus
    Pós-doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Artes e Cultura Visuais da FAV-UFG (Bolsista PNPD-CAPES), Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, autor e pesquisador de HQs e Fanzines de temática fantástico-filosófica.
  • Programa:Geral
    - Reconhecer a linguagem dos fanzines e afins (biograficzines e artezines) como mídias plurais e interdisciplinares para futuras práticas transversais pedagógicas.

    Específicos
    - Elaborar um fanzine (ou biograficzine);
    - Reconhecer a importância da informação imagética (do potencal da imagem) nos zines, como ampliadora da inteligência sistêmica;
    - Conhecer elementos da linguagem fanzineira (e suas derivativas) como ferramenta interdisciplinar que reflete idiossincrasias do ser humano;
    - Ampliar seus conheceres com a linguagem dos fanzines e afins, como os biograficzines no papel (e no virtual que os publicam também) como material multicultural transversal artístico e de comunicação criativa;
  • Cronograma:
    Duas palestras teórico-práticas de 1h30 cada, em 27 e 29 de abril de 2021, terças-feiras, das 14h às 15h30 cada (virtuais ambas).
    TEÓRICO (1ª parte)
    - Resumo conceitual e histórico dos fanzines (inclusos biograficzines e artezines);
    -Temas e diversidade nos fanzines: HQs (com tiras, cartuns, charges, biográficos etc.), textual/imagético abrangendo resenhas, textos de ensaio (de opinião), de música, libertário (libelo), jornalístico, poético, literário (ficcional, ficcional-científico, documental), reflexivo etc.;
    - Formatos distintos dos zines;
    - As expressividades artísticas nos fanzines como materiais interdisciplinares e pedagógicos, bem como didáticos e artísticos;
    - Amostragem de alguns dos principais fan-autores e suas obras em fanzines, biograficzines e artezines e sua diversidade plural em formatos e temas e sua incursão nacional e mundial;
    - As fanzinotecas, as exposições (feiras) e sua importância como material disponível em acervos e eventos;

    PRÁTICO (2ª parte)
    - Pensar um tema e uma mídia (textual e/ou expressiva, como artigos, resenhas, poesias, HQs e/ou recortes e colagens etc.);
    - Pensar um formato do fanzine;
    - A partir disso, elaborar um fanzine (ou biograficzine ou artezine autoral) com o tema/mídia elegido por cada participante, autoralmente.
    - Comungar as ideias com comentários inserindo-as no Flickr* (ou posterior possibilidade de envio de zines virtualmente como imagem ou pdf via e-mail)

    MATERIAL NECESSÁRIO PARA 2ª AULA:
    Aos participantes, em sua própria localização física: computador ou smartphone para acompanhar a oficina nos 2 dias, sendo que para a 2ª parte-prática aos fanzines (no segundo dia), além de papéis sulfites brancos (e/ou de outras cores), material de desenho tais como canetas de cor e pretas, lápis, borracha, apontador. Também tesoura, régua, cola de bastão e cola branca, revistas e/ou jornais para recortes, caso queira.

    * No PowerPoint das palestras haverá um tutorial mostrando o passo a passo para que o participante possa enviar suas fotos e/ou vídeos na galeria de imagens do Flickr (aberto especialmente para este curso).
  • Público-alvo: Qualquer pessoa interessada em ampliar sua inteligência sistêmica e enriquecer sua multiculturalidade
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 27/04/2021 a 29/04/2021
  • Total de vagas: 80
  • Período de inscrição: 25/03/2021 a 25/04/2021
  • Informações para Inscrição:Evento virtual. Necessário acesso à Internet. Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação fornecido durante o evento.
  • Data de divulgação dos selecionados: 26/04/2021
  • Locais de Realização:
    • ON-LINE

  • Colaboradores: