Compartilhar:

Seminário:   PATRIMÔNIOS E LEGADOS CULTURAIS IMATERIAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO


  • Descrição:  Siga o ILP no Instagram e fique por dentro das novidades: @ilp.sp

    Este Seminário é o primeiro evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas (GPPP) criado no âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), e a Fundação Memorial da América Latina, representada pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).
    O tema dos legados e patrimônios culturais imateriais tem ganhado relevância no campo legislativo estadual paulista nos últimos anos, e atualmente contamos com pelo menos 15 leis aprovadas relativas ao tema, principalmente tratando do reconhecimento de manifestações culturais como patrimônio, de abrangência geral no Estado ou ocorrentes em municípios como a Capital, São José dos Campos, Cotia, Embu das Artes, Campinas, Santo André e Ribeirão Preto, e ainda diversas proposições (projetos de lei) em tramitação atualmente no processo legislativo.
    Nesse contexto, o GPPP desenvolveu a linha de pesquisa “O Patrimônio Imaterial na Produção Legislativa no Estado de São Paulo”, que se dedica ao estudo da contribuição do Parlamento paulista referente ao patrimônio cultural imaterial, em termos de sua abrangência, temas, forma de realização e relevância no campo das políticas públicas.
    Assim, este evento tem como objetivo debater os conceitos fundamentais relativos aos legados e patrimônios imateriais e apresentar uma amostra panorâmica da pesquisa acadêmica sobre tema em São Paulo, com o intuito de subsidiar a produção legislativa no campo e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a valorização e preservação dessas manifestações culturais, em consonância com a meta 11.4 (Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e material do mundo) do ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
    LUCI MENDES DE MELO BONINI - Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduada em Letras (UBC) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português (UMC). Desenvolve materiais didáticos em formato digital para plataformas de educação a distância. Concentra pesquisas em políticas públicas, políticas culturais e dignidade da pessoa humana na cultura, na educação e nas organizações.
    ANGELA TEBERGA DE PAULA - Professora no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Doutora em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Guia de Turismo Regional - DF, Nacional e América Latina (CADASTUR). Líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Labor Movens - Condições de Trabalho no Turismo (UnB/CNPq).
    PEDRO DE ALCÂNTARA BITTENCOURT CÉSAR - Doutor em Geografia (USP, 2007), Arquiteto e Urbanista (Unitau 1989), mestre em Planejamento e Gestão em Turismo Ambiental e Cultura (Unibero, 2002) e com estágio pós-doutoral em História (UCS). Docente e Coordenador no Mestrado e Doutorado do PPGTurH-UCS. Professor Visitante do PPGGDR-Unitau. Atualmente Pesquisador colaborar IFSP-Campus Campos do Jordão e pesquisador produtividade CNPq.
    FILIPE VIEIRA DE OLIVEIRA - Professor na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Dr. em Ciência Ambiental pela USP. Mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP com parte dos estudos desenvolvido na Universidade de Sevilha/ES. Licenciado em Geografia - UNICSUL-SP e Graduado em Turismo - IFSP-SP. Docente do Curso de Graduação em Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da UFNT. Membro do Núcleo de Estudos Urbanos e Culturais - NEUC/UFNT e do Grupo de Estudos Urbano Ambientais - GEURBAM/USP.
    RAFAELA SALES GOULART - Professora de História na Rede Municipal de Educação de São José do Norte (RS). Doutora e mestre em História pela UNESP. Especialista em História e Humanidades pela UEM. Licenciada em História pela UENP e em Pedagogia pela Rede Claretiano. Integra o GP Patrimônios (UNESP) e é pesquisadora do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste (UNIRIO). Recebeu 1ª menção honrosa no Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023 (CNFCP/IPHAN).
    RODRIGO MODESTO NASCIMENTO - Doutor em História pela PUC-SP, realizou estágio de pós-doutorado na UNESP, Campus Rio Claro, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas - IGCE. Licenciado e mestre em História pela UNESP, Campus Assis. Suas temáticas de pesquisa estão vinculadas ao campo das políticas culturais.
    LUIS GUSTAVO LUCATELLI - Arquiteto e Urbanista (UNIARA) e pedagogo (UNESP FCLar). Mestre em Engenharia Urbana (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - UFSCar). Membro da coordenação do Núcleo Docomomo SP e conselheiro nos Conselhos Municipais de Patrimônio de Araraquara (COMPPHARA), São Carlos (CONDEPHAASC) e no Conselho de Turismo de Matão (COMTUR).
    MAÍSA FONSECA DE ALMEIDA - Pós-doutoranda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Arquiteta e Urbanista, mestre e doutora em Teoria e História da Arquitetura pelo IAU-USP. Master of Science em “Etudes Urbaines en Régions Méditerranéennes” pelas universidades de Sevilha, Gênova e Aix-Marseille. Membro do ICOMOS e do Comitê Técnico de Patrimônio Cultural da International Measurement Confederation (IMEKO), e do Núcleo DOCOMOMO-SP.
    ELISABETE DE FÁTIMA FARIAS SILVA -Pós-doutoranda em Geografia (UEMA), vinculada ao projeto nacional “Inventário Participativo como instrumento para identificação e gestão do patrimônio cultural”, núcleo do Centro Histórico de São Luís/MA. Doutora em Geografia, na linha "Análise ambiental e dinâmica territorial" (Unicamp). Mestra em Geografia na linha "Espaço, Cultura e Sociedade" (UNESP).
    BERNADETE APARECIDA CAPRIOGLIO DE CASTRO - Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia/IGCE-campus Rio Claro. Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Território. CNPq.  Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cidades e Patrimonialização na América Latina e Caribe. GECIPA/CNPq. Membro Titular do Conselho Superior do Arquivo Público do Município de Rio Claro - Prefeitura Municipal de Rio Claro – SP. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Paisagem, Cultura e Território CNPq. Vice coordenadora do NUPE/PROEX – Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão – Pesquisadora do GT Rio Claro.

  • Programa:

    PROGRAMAÇÃO
    14h – Mesa de Abertura
    14h15 – Apresentação do Seminário e do Grupo de Pesquisa
    - Objetivos do Seminário
    - Síntese da produção legislativa da Alesp no campo do Patrimônio Cultural Imaterial
    - Relevância do tema para a Agenda 2030
    - Convite aos pesquisadores da área
    14h30 – Palestra
    Profa. Laura Isabel Romero (online) - Diretora do Departamento de Gestión Cultural, Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño, Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina)
    15h00 - 16h20 Painel 1
    Estudos e reflexões sobre legados e patrimônios culturais imateriais em São Paulo
    15h00 - Luci Mendes de Melo Bonini - A importância das políticas municipais de conservação do patrimônio cultural
    15h15 - Angela Teberga de Paula - Já cantêmo cururu, não é pra ficá parado”: análise de instrumentos de salvaguarda do Cururu sorocabano
    15h30 - Pedro de Alcântara Bittencourt César - Patrimônio urbano e rural no Vale do Paraíba: entre os traços coloniais e imperiais – o ausente e o presente
    15h45 - Filipe Vieira de Oliveira - Patrimônio, turismo e desenvolvimento local: uma esperança condicional no município de São José do Barreiro (SP)
    16h00 – Debate
    16h20 – 16h40 – Intervalo
    16h40 – 18h00 Painel 2 - Estudos e reflexões sobre legados e patrimônios culturais imateriais em São Paulo
    16h40 - Rafaela Sales Goulart - A preservação do patrimônio imaterial em âmbito local: reflexões a partir de estudos com folias de reis do interior paulista.
    16h55 -Rodrigo Modesto Nascimento - O cemitério japonês de Álvares Machado: entre o material e o imaterial.
    17h10 - Luís Gustavo Lucatelli e Maisa Fonseca de Almeida - As múltiplas dimensões do patrimônio cultural, do material ao imaterial: a tradição do Corpus Christi de Matão, como forma de expressão artística e festividade.
    17h25 - Elisabete Farias e Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro - Patrimônio cultural imaterial: memória, território e política nas comunidades de Caiumba/Tambu/Batuque de umbigada paulista.
    17h40 – Debate
    18h00 – Síntese e encaminhamentos
    18h30 – Encerramento

    Carga horária: 4h30

  • Cronograma:
    24 de Junho de 2025, 14h às 18h30
  • Público-alvo: Formuladores e gestores de políticas públicas da área da cultura, parlamentares e assessores, pesquisadores e estudantes da área da cultura, interessados em geral.
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 24/06/2025 a 24/06/2025
  • Horário: 14h00 às 18h30
  • Forma de Realização: Presencial
  • Total de vagas: 60
  • Período de inscrição: 19/05/2025 a 24/06/2025
  • Informações para Inscrição:Evento presencial com transmissão pelo YouTube. O ambiente será filmado e gravado, sendo que as imagens e pronunciamentos poderão ser usados pela Alesp para fins de divulgação. Certificação apenas para os participantes presenciais mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (os dados coletados são protegidos e serão utilizados para finalidades de planejamento). Não serão fornecidos certificados posteriormente.
  • Locais de Realização:
    • AUDITÓRIO DO INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA
      Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, 201 andar - 3° sala - 337
      São Paulo São Paulo 04097-900
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DA AMÉRICA LATINA - CBEAL (FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA) ( CBEAL )