Compartilhar:

Debate:   CICLO ILP+IPT DE CIÊNCIA APLICADA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 2025 - EROSÃO DO SOLO E ASSOREAMENTO: DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO


  • Descrição:

    Youtube Logo Imagens – Procure 80,315 fotos, vetores e vídeos | Adobe StockAcompanhe o evento ao vivo por este link
      Siga o ILP no Instagram e fique por dentro das novidades: @ilp.sp


    No Estado de São Paulo, a maior parte das cidades, instaladas em terrenos constituídos por solos de textura arenosa, apresenta feições erosivas em suas áreas urbanas. O processo de ocupação por meio de ações não planejadas provoca degradação ambiental e pode deflagrar processos erosivos, os quais estão relacionados às condições precárias da infraestrutura urbana associada a projetos mal concebidos. Nas áreas rurais, por sua vez, a erosão é causada principalmente pelas mudanças no uso e ocupação do solo. Como consequência desses processos, ocorre o assoreamento dos cursos d’água, represas de abastecimento e a deterioração da qualidade dessas águas, além de trazer, com maior frequência e intensidade, inundações danosas e também alterações ecológicas que afetam fauna e flora. Ações preventivas e o efetivo controle da erosão exigem soluções tecnológicas para proteger e recuperar o meio ambiente que devem estar associadas às características geológicas-geotécnicas e hidrológicas locais.


    Diante do cenário atual de erosões e assoreamento no Estado de São Paulo, a melhor estratégia é a prevenção, evitando novas erosões ou a progressão das já existentes que possam colocar em risco a infraestrutura, a população e os recursos hídricos. Isso é possível por meio de um planejamento eficaz, contemplando soluções tecnológicas sustentáveis. Com isso, estaremos promovendo um futuro mais seguro, sustentável e ambientalmente equilibrado para esta e as próximas gerações.


    Gerson Salviano de Almeida Filho (mediador) - Graduação em Tecnologia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Pesquisador do IPT.


    Claudio Luiz Ridente Gomes (palestrante) - Graduado em Tecnologia em Construção Civil pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1980) e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pesquisador do ITP.


    Hélio Suleiman (palestrante) - Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (1991) e mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Diretor Presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT) desde 2017. 


    Alexandre Liasi (palestrante) - Graduado em Tecnologia Civil em Obras Hidráulicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978). Atualmente é Responsável Departamento de Recursos Hídricos da Agência de Águas do Estado de São Paulo – SPÁGUAS.


    Valburg de Souza Santos Júnior (palestrante) - Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Senac (2017), atua desde 2018 como Assessor Técnico na Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.


    Esta é uma contribuição da Alesp e do IPT para a discussão temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) nº 6 (Água Potável e Saneamento) e nº 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) da Agenda 2030 da ONU.


    Os Cadernos do ILP v.4 n.3, com os artigos referentes ao Ciclo ILP+IPT 2022, podem ser acessados livremente no endereço: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=25208


    Os Cadernos do ILP v.5 n.3, com os artigos referentes ao Ciclo ILP+IPT 2023, podem ser acessados livremente no endereço: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=25568


    Estão abertas as submissões de artigos para a Revista do ILP 2025. Informações no endereço https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=11605publicacoes/ (clicar em “Periódicos do ILP – Submissão de Artigos) ou pelo e-mail ilp.publicacoes@al.sp.gov.br .


    Sobre o tema, assista também no canal do ILP no YouTube:


    https://www.youtube.com/watch?v=VI99TeGSwMk


    https://www.youtube.com/watch?v=VI99TeGSwMk


    https://www.youtube.com/watch?v=nfoyxWBJrTc

  • Programa:

    Ações voltadas à prevenção e ao controle da erosão e do assoreamento, com foco na segurança da população, na proteção da infraestrutura e no fortalecimento do planejamento para a expansão dos municípios paulistas tanto em áreas urbanas quanto rurais.


    Carga horária: 3h
  • Cronograma:
    21 de maio de 2025, quarta-feira, 14h às 17h
  • Público-alvo: Para todos os Públicos
  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 21/05/2025 a 21/05/2025
  • Horário: 14h00 às 17h00
  • Forma de Realização: Virtual
  • Total de vagas: 1000
  • Período de inscrição: 05/05/2025 a 21/05/2025
  • Informações para Inscrição:Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet (transmissão pelos canais do YouTube do ILP e da Alesp; não serão enviados links). Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (os dados coletados são protegidos e serão utilizados para finalidades de planejamento). Não serão fornecidos certificados posteriormente.
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • NÚCLEO DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ( NAE )
    • INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DE SÃO PAULO ( IPT )
  • Anexos: