Compartilhar:

Ciclo de Conferências:   CICLO ILP+IPT 2024 DE CIÊNCIA APLICADA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS - EXPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO A SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS PRESENTES NA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM ÁREAS CONTAMINADAS


  • Descrição:

    Práticas não ambientalmente sustentáveis e o uso e ocupação do solo em áreas contaminadas sem preocupações ambientais e sanitárias colocou em risco não apenas a saúde humana, como também a estabilidade de ecossistemas devido à exposição por substâncias químicas perigosas. O uso de águas subterrâneas em áreas contaminadas é restringido pelo Decreto no. 59.263/13 do Estado de São Paulo. De acordo com dados da Relação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas no Estado de São Paulo no ano de 2017, cerca de 50% das áreas cadastradas possuiam restrição ao uso de água subterrânea, gerando limitação na oferta de água, principalmente, nas áreas urbanas da Bacia do Alto Tietê (BAT) densamente ocupadas, que aliada à crise hídrica, torna-se uma dificuldade para população e para o setor produtivo, quando se restringe, por conseguinte a outorga para utilização de poços, nestas áreas com restrição. Essa situação se agrava, quando, das 6.926 áreas cadastradas, 3.516 estão distribuídas na BAT.

    Palestrantes:
    José Eduardo Lutti -
    Trabalhou como promotor de justiça de meio ambiente por 10 anos na Cidade de São Paulo. Atuou firmemente nos temas de resíduos sólidos, logística reversa e áreas contaminadas. Consultor jurídico ambiental.
    Luciana Ferreira - Secretária da Rede NICOLE Latin America, no Instituto Ekos Brasil.
    Cleuber José de Carvalho - Coordenador do núcleo de riscos e agravos à saúde relacionados ao meio ambiente da divisão de vigilância em saúde ambiental na Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA.
    Marcela Maciel de Araujo - Engenheira Ambiental pela UNESP (2008) e mestra em Química pela UNESP (2011). Trabalha no IPT com prestação de serviços e em projetos de pesquisas relacionados ao tema de gerenciamento de áreas contaminadas.

    Moderadora:
    Priscila Ikematsu -
    Engenheira Ambiental pela UNESP (2008), Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2014) e Doutora em Ciências Ambientais pela USP (2022). Pesquisadora visitante na University of Newcastle, Australia (2017-2018). Trabalha na Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas do IPT.

    Esta é uma contribuição da ALESP e do IPT para a discussão temática relativa aos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) n.3: (“Assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos, em todas as ​idades”), n.6 (“Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”) e n. 15 (“Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade”).

    O evento conta com o apoio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA e do Instituto Ekos Brasil.

  • Programa:
    Análise teórica dos contextos que determinam a exposição de substâncias químicas perigosas relacionadas à água subterrânea em áreas contaminadas, os riscos à saúde humana e ao ecossistema, as ações existentes para reduzir ou evitar a exposição da população. Estudos de caso e modelos de gestão de áreas contaminadas com restrição de uso de água subterrânea. Desafios existentes e futuros no tema. 

     

    Carga horária: 2h30
  • Cronograma:

    08 de maio de 2024, quarta-feira, 14h30 às 17h

  • Escolaridade exigida: SEM EXIGÊNCIA
  • Período de realização: 08/05/2024 a 08/05/2024
  • Horário: 14h30 às 17h00
  • Forma de Realização: Virtual
  • Total de vagas: 1000
  • Total de vagas para servidor da ALESP: 200
  • Período de inscrição: 19/04/2024 a 08/05/2024

    Informe o CPF
    * Se você é estrangeiro e não possui CPF, envie e-mail para ilp@al.sp.gov.br e solicite sua inscrição
    INSCREVA-SE AQUI
  • Informações para Inscrição:

    Evento telepresencial (virtual ao vivo). Necessário acesso à Internet (transmissão pelos canais do YouTube do ILP e da Alesp; não serão enviados links). Certificação mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento (os dados coletados são protegidos e serão utilizados para finalidades de planejamento). Não serão fornecidos certificados posteriormente.

  • Data de divulgação dos selecionados: 08/05/2024
  • Locais de Realização:
  • Colaboradores:
  • Parceiros:
    • INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DE SÃO PAULO ( IPT )
    • NÚCLEO DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA ( NAE )