Assembléia Legislativa comemora o Dia do Soldado
01/09/2006 17:16
No dia 25 de agosto, data do nascimento de Duque de Caxias, é comemorado o Dia do Soldado. Para homenagear o patrono do Exército Brasileiro, a Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 1º/9, sessão solene que reuniu oficiais das Forças Armadas e da Polícia Militar do Estado.
Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em Vila do Porto da Estrela (a cidade fluminense é hoje denominada Duque de Caxias), em uma família de militares. Foi declarado cadete aos 5 anos. Em 1823, com apenas 20 anos, participou da campanha pelo reconhecimento da independência na Bahia, como tenente.
Promovido a capitão, conduziu a linha de frente brasileira na Guerra da Cisplatina, em 1825. Foi nomeado major e chefiou o batalhão do imperador até 1831. Em 1840, combateu os focos de resistência ao governo central no Maranhão e no Piauí. Como recompensa pela pacificação das duas províncias, foi elevado ao posto de brigadeiro e recebeu o título de Barão de Caxias.
Como comandante das Armas da Corte, reprimiu a Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e em Minas Gerais e dirigiu as tropas imperiais contra a Revolta dos Farrapos. Em 1845, Dom Pedro II o indicou para o Senado pelo Rio Grande do Sul. Liderou as tropas do Exército nas Guerras Platinas, em 1851, e exerceu, depois, a presidência da província gaúcha.
Em 1866, chefiou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, conquistando Assunção em 1869. No mesmo ano, recebeu o maior título de nobreza dado a um brasileiro pelo imperador: o de Duque de Caxias. Morreu na cidade de Barão de Juparanã, no Rio de Janeiro, no dia 7/5/1880.
A solenidade
Estiveram presentes à solenidade na Assembléia Legislativa o general-de-exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho, comandante militar do Sudeste; o general-de-divisão Sergio Luiz Vaz da Silva, comandante da 2ª Região Militar; o major-brigadeiro-do-ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, comandante do 4º Comar; e o general-de-brigada Manoel Morata Almeida, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, entre outras autoridades do Exército, da Aeronáutica, da Marinha e da Polícia Militar de São Paulo.
As esposas dos militares foram homenageadas com a entrega do espadim de Caxias, uma cópia reduzida da espada de campanha de Duque de Caxias, de uso exclusivo dos cadetes de Agulhas Negras. Instituída em 1931, a honraria é entregue aos cadetes no 1º ano, em marcante cerimônia durante a Semana do Soldado. A passagem mais significativa da solenidade é o compromisso: "Recebo o sabre de Caxias como o próprio símbolo da honra militar".
A banda do Exército executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Caxias, que foram cantados pelos alunos do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) de São Paulo, que lotaram o auditório Franco Montoro.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações