Comissão da Alesp reforça diálogo com Suécia com destaque para parceria aeroespacial

Encontro evidenciou presença empresarial sueca no estado; CRI também aprovou regimento de grupos voltados ao fortalecimento da cooperação parlamentar internacional
08/10/2025 18:40 | Relações Internacionais | Da Redação - Fotos: Barbara Novaes

Compartilhar:

Comissão recepciona cônsules honorários suecos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fiorilo conduziu encontro paradiplomático<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato: vínculo estratégico e descarbonização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Johansson: oportunidades no mercado sueco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bueno: impulsionar a competitividade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2025/fg354325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em continuidade à agenda de recepções consulares na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Comissão de Relações Institucionais (CRI) recebeu, nesta quarta-feira (8), a visita do cônsul honorário da Suécia no estado, Renato Pacheco Neto, acompanhado do vice-cônsul Peter Johansson.

Conduzido pelo deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), presidente do colegiado, o encontro paradiplomático ressaltou a expressiva presença empresarial sueca em áreas como defesa, sustentabilidade, transporte e tecnologia. Entre as companhias suecas foram citadas Saab (parceira na fabricação dos caças Gripen), as montadoras Volvo e Scania, a gigante de telecomunicações Ericsson, além de potências tecnológicas como Atlas Copco e Electrolux.

O cônsul reforçou o vínculo estratégico da cooperação entre os dois países ao destacar a parceria com a Embraer na produção das aeronaves de alta tecnologia Gripen, em Gavião Peixoto, no interior paulista. Ele ressaltou que a unidade instalada em solo paulista é a única indústria de defesa sueca fora do território escandinavo.

No campo da sustentabilidade, o representante consular frisou que a Suécia tem financiado projetos paulistas voltados à redução da poluição gerada pelo setor de transportes. Os investimentos concentram-se em iniciativas de descarbonização com foco no uso de biogás e biometano para o transporte de carga e de passageiros.

Já o vice-cônsul Peter Johansson salientou que o desenvolvimento econômico da nação nórdica ocorreu, sobretudo, por meio das relações comerciais. "A Suécia era um país pobre e cresceu com as exportações", afirmou. Ao traçar esse paralelo, ele incentivou o Brasil a buscar oportunidades de negócios no mercado sueco. "É pensar que a riqueza do lado brasileiro também pode ser criada por meio de investimentos lá [na Suécia]", pontuou.

Incentivo fiscal

Como forma de incentivar o setor aeroespacial paulista, o deputado André Bueno (PL) sugeriu que o Governo do Estado inclua o segmento em um regime especial de tributação. A proposta almeja a isenção de imposto para atrair os investimentos em tecnologia e impulsionar a competitividade. "A redução é muito pequena diante do que geraria de benefícios", argumentou.

Grupos de Amizade

Na mesma reunião, a Comissão de Relações Internacionais aprovou o Regimento Interno dos Grupos de Amizade entre Nações - criados pela Resolução 945/2024 para o fortalecimento a cooperação parlamentar internacional. O colegiado acolheu a emenda do presidente Paulo Fiorilo, que amplia de 12 para 24 meses o mandato dos coordenadores desses grupos. Entre as atribuições do Grupo estão a realização de visitas e o incentivo ao aprofundamento de relações comerciais com outros países.

Presenças

O evento também contou com as presenças do embaixador brasileiro Nelson Tabajara, chefe do Escritório do Itamaraty em São Paulo e da secretária municipal de Relações Internacionais da capital, Angela Vidal Gandra Martins.

Veja mais fotos na galeria de imagens


alesp