Governador sanciona projeto que cria a Semana da Língua Portuguesa em São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
04/09/2025 15:10 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Deputada e governador<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352020.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lei da deputada Delegada Graciela tem objetivo de promover a educação, cultura e valorizar nosso idioma

O governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei Nº 18.201 de 2025 que institui a Semana da Língua Portuguesa, a ser comemorada anualmente, em todo o Estado, na semana do dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O objetivo é promover a educação e a cultura, ampliando o acesso e a conscientização sobre a importância da língua portuguesa.

Aprovado pela Assembleia Legislativa, em julho, o projeto de autoria da deputada Delegada Graciela seguiu sugestão do então presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Franca, Acir de Matos Gomes.

Gomes é escritor, professor e doutor em Língua Portuguesa e teve participação direta na formulação da proposta. "Damos importância para a nossa Língua Portuguesa? Qual a importância para um país que o seu povo domine e se aproprie da língua? Qual a língua oficial do Brasil? Infelizmente, não damos importância para a Língua Portuguesa, não valorizamos a educação do povo brasileiro", diz o professor.

Na avaliação do educador, a Semana da Língua Portuguesa será uma ação essencial de valorização da nossa língua. "O povo que não domina a sua própria língua é um povo dominado", finalizou Acir de Matos Gomes.


alesp