Frente Parlamentar do Cross: a política ética e o saber sanitarista buscam fortalecer o SUS em SP
28/08/2025 13:15 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini

"O importante é ter saúde, o resto a gente corre atrás". Este ditado popular expressa duas realidades: um lado, a importância primordial que o cidadão brasileiro dá à saúde, compreendida como base para a vida da sua família e comunidade e, por outro lado, o fato do serviço de saúde estar entre as principais preocupações do brasileiro.
Apesar do enorme avanço enquanto política pública, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda apresenta muitos desafios para enfrentar a realidade sanitária do Brasil.
A questão importante que se impõe para o debate é o tema da gestão do sistema de saúde, cuja centralidade na regulação da atenção de média e alta complexidade se traduz na longa espera por um leito hospitalar, por uma cirurgia ou por um exame especializado. Nessa perspectiva, a fila do Cross é um drama vivido por milhares de paulistas.
O Sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), criado em 2010 para organizar essas demandas, tornou-se um dos principais termômetros das dificuldades do SUS no Estado de São Paulo.
Para enfrentar esses gargalos, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) instalou em abril de 2023 a Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS.
A iniciativa nasceu com o apoio de 43 parlamentares e rapidamente ganhou relevância, articulando prefeitos, secretários de saúde, profissionais do SUS, usuários e movimentos sociais.
O caminho e o desafio constituíam a necessidade de unir as forças "téchne da saúde coletivado" (saber sanitarista e as suas práticas aplicadas) e a autoridade da política (Compromisso ético-político, aposta no direito à saúde e a garantia da democracia).
Notavelmente, essa parceria, da política militante e a prática social sanitarista, tem resultado em Projetos de Lei estratégicos:
- O PL 373/2025 determina que o Governo do Estado envie mensalmente ao Ministério Público a lista de pacientes em espera no Cross, ampliando a transparência e o controle social;
- O PL 414/2025 cria uma lista prioritária para pacientes em estado gravíssimo, garantindo resposta mais rápida a quem mais precisa.
Mas ainda faltava um elo nesta parceria: ouvir a população. Deste modo, a Frente Parlamentar tem percorrido várias regiões do estado e realizando audiências públicas. Houve debates em São Paulo (Alesp),Campinas, Santa Bárbara d?Oeste, Hortolândia, Piracicaba, Registro, Conchal e Cordeirópolis. E, em breve, nos reuniremos em Araçatuba, no Pontal do Paranapanema e no Vale do Paraíba.
Nesses eventos, gestores, trabalhadoras e trabalhadores da saúde, conselheiros municipais e usuários puderam relatar suas experiências e sugerir soluções. Os relatos do sofrimento e da longa espera por um exame ou um procedimento hospitalar têm dado vida e impulsionado as ações da frente. As demandas pela regionalização e pela transparência do Sistema Cross no Estado de São Paulo têm sido as constantes desse debate.
A atuação da Frente trouxe avanços concretos: deu visibilidade política ao tema, fortaleceu o controle social, produziu projetos de lei relevantes e consolidou uma rede estadual de diálogo sobre o Cross.
Assim, a frente parlamentar tem se constituído em um espaço de produzir a defesa do SUS no encontro com a população, transformando diagnósticos e relatos de sofrimento em propostas concretas para melhorar o nosso sistema de saúde do estado.
O trabalho da Frente Parlamentar do Cross demonstra que é possível construir políticas públicas com participação social, base científica e compromisso político. Todos os caminhos trilhados até agora apontam para um SUS mais transparente, justo e próximo das necessidades reais da população.
Notícias relacionadas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações