Secretário garante a deputado retomada de necropsia no IML de Santos a partir de 2ª feira

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
15/08/2025 18:43 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Da assessoria do deputado Tenente Coimbra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2025/fg351001.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Serviços estavam paralisados no município desde o início deste mês e realizados de maneira emergencial em Praia Grande-SP; com intervenção do deputado do PL-SP, Estado garantiu reforma da câmara fria e dos exaustores da unidade

O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) recebeu nessa quinta-feira (14/8) a confirmação do secretário de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite (PP-SP), que, a partir de segunda-feira (18/8), o Instituto Médico Legal (IML) de Santos-SP retomará os serviços de necropsia. As atividades no equipamento estavam paralisadas desde o início deste mês e realizadas de maneira emergencial em Praia Grande-SP.

Em contato direto com Derrite no início desta semana, o parlamentar do PL-SP reforçou com o membro do primeiro escalão do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) a importância da manutenção de equipamentos essenciais para o andamento dos trabalhos no IML santista. No local, foram reformados os exaustores e a câmara fria para necropsia.

Inaugurado em 2024, o IML de Santos (rua Bernardo Browne, 122 - Estuário) atende toda a Baixada Santista, sendo responsável pela avaliação de corpos e determinar a causa e o modo da morte, além de analisar a presença de doenças e/ou de lesões. O procedimento é crucial em Medicina Legal e Forense no esclarecimento de mortes suspeitas, acidentais ou naturais. De acordo com Coimbra, em 2020, a antiga unidade do IML, no Saboó, já havia sido fechada por força de problemas estruturais.

Além da retomada das atividades de necropsia no IML de Santos, o deputado bolsonarista também solicitou à Superintendência de Polícia Técnico-Científica, via Derrite, a averiguação dos equipamentos, sobretudo os que passaram por recente intervenção, a fim de evitar intercorrências que possam impactar negativamente o atendimento:

"Santos é ?a capital? da Baixada Santista. A população não pode depender apenas do IML da Praia Grande, pois é caminho distante - são quase 32 quilômetros a serem percorridos. Logo, ocorre demora na avaliação dos corpos, na liberação. Isso prejudica famílias inteiras enlutadas e que estão às voltas com as últimas homenagens ao ente querido. Fico satisfeito pelo fato de o Estado ter tido sensibilidade em entender a demanda e retomar das atividades do IML em Santos", comemora Coimbra.

Debate

Ao longo do mês de agosto, a interrupção dos serviços necroscópicos no IML de Santos causou grande repercussão na Câmara Municipal, que solicitou intermediação de Coimbra com o Estado, visando à normalização do expediente na unidade.

O vereador Allison Sales (PL), que liderou as discussões no Poder Legislativo local e acompanhou a reforma dos equipamentos do IML santista, comemorou o anúncio da retomada dos trabalhos:

"É elogiável o empenho do deputado (Tenente) Coimbra e sua influência junto ao secretário (Guilherme) Derrite. Esse anúncio significa, na prática, que familiares de vítimas de mortes violentas e fora dos hospitais não enfrentarão mais dificuldades para sepultar seus entes queridos. Essa é mais uma vitória do povo santista e dos parlamentares que lutaram por este direito", opina.


alesp