Direitos para estudantes com deficiência e outros PLs voltados à Educação são aprovados pela Alesp
27/05/2025 20:00 | Plenário | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (27), uma lista com 26 projetos de leis de autoria dos parlamentares. Entre esses, ao menos 10 versam sobre as áreas da Educação e da Cultura e, agora, seguem para sanção do governador Tarcísio de Freitas.
Confira também:
Cidades, Segurança e defesa animal: Plenário da Alesp aprova projetos de autoria parlamentar
UTI Móvel em eventos esportivos e mais: Alesp aprova 6 projetos voltados à Saúde
Entre as iniciativas, está o Projeto de Lei 1000/2023, da deputada Andrea Werner (PSB) e do deputado Guilherme Cortez (Psol), que garante direitos específicos a crianças com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento matriculadas nas redes públicas ou privadas de ensino.
A proposta elenca que os estudantes tenham direito a uma jornada escolar diferenciada, quando houver a necessidade de se ausentar para realização de tratamento multidisciplinar. Nesse caso, o estabelecimento de ensino fica proibido de computar falta ao aluno, desde que devidamente comprovado o motivo da ausência.
O projeto também prevê que os estabelecimentos de ensino público e privado ficam obrigados a substituir os sinais sonoros ou sinais musicais por sons adequados, em volume e duração, em respeito à sensibilidade auditiva dos alunos com deficiência e a permitir que alunos com sensibilidade nos pés possam transitar dentro do ambiente escolar descalços ou utilizando meias. "É um projeto que vai beneficiar tanta gente no estado e conto com a sensibilidade do governador em sancionar a medida", comentou a parlamentar.
Pautas educacionais
Além destes, as deputadas e os deputados paulistas aprovaram outras medidas relacionadas à Educação. Entre elas está o Projeto de Lei 872/2023, do deputado Átila Jacomussi (União), que busca implementar a mediação e conciliação em escolas estaduais paulistas, visando capacitar profissionais para gestão de conflitos interpessoais no ambiente escolar e contribuir para um clima escolar mais colaborativo, solidário e acolhedor.
Ainda na área educacional, os deputados Guto Zacarias (União), Lucas Bove e Gil Diniz (PL) propuseram a criação do programa "Escolas Abertas". O Projeto de Lei 779/2024 prevê a utilização dos espaços das escolas estaduais durante os finais de semana e feriados para o desenvolvimento de atividades culturais, recreativas, esportivas e educacionais, aproximando as comunidades locais das instituições de ensino e oferecendo alternativas positivas para que os jovens possam passar esse tempo livre.
Já o PL 52/2025, proposto pelos deputados Rogério Santos (MDB) e Gil Diniz (PL), que inclui no calendário estadual a Semana de Formação e Capacitação em Políticas Públicas Familiares.
Meia-entrada
Já o PL 1377/2023, apresentado pelos deputados Vitão do Cachorrão (Republicanos), Gil Diniz (PL), Reis (PT) e Márcio Nakashima (PDT), assegura o acesso gratuito de crianças menores de dois anos a atividades desportivas em estádios e ginásios. A proposta ainda prevê que crianças de 2 a 12 anos terão direito à meia-entrada, desde que acompanhadas por um responsável.
Na mesma linha, o PL 310/2024 quer garantir o benefício da meia-entrada para professores autônomos de educação física, de academia e similares, que comprovem a atividade por meio do registro no Conselho Regional. "A proposta busca corrigir uma injustiça quanto a exclusão do professor de educação física autônomo do benefício da meia-entrada", argumentou o autor da medida, o deputado Felipe Franco (União).
Criação de fundo
A deputada Thainara Faria (PT) é autora do PL 745/2024, aprovado por meio de um substitutivo, que prevê a criação do Fundo de Promoção dos Direitos da Comunidade Negra do Estado. O objetivo é fomentar pesquisas e projetos voltados à valorização da comunidade negra em diversas áreas, além de facilitar a captação de recursos financeiros por meio de doações, convênios, recursos de emendas parlamentares, entre outros.
"O fundo é muito importante e não vai onerar em nada o Governo do Estado, mas vai propiciar que tenhamos recursos suficientes para valorização e desenvolvimento da população e comunidade negra no estado", destacou a deputada.
Outras propostas
Já o PL 1259/2019, de autoria do deputado Rafael Silva (PSD), institui a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e Escrita, celebrada entre 8 e 15 de setembro.
A deputada Letícia Aguiar (PP) apresentou o PL 94/2023, que reconhece como de relevante interesse cultural o "Antigo Caminho do Ouro Paulista", importante rota turística e patrimônio histórico-cultural que atravessa os municípios de Taubaté, Lagoinha, Cunha e Pindamonhangaba.
O PL 914/2024, proposto pelo deputado Eduardo Nóbrega (Podemos), declara patrimônio cultural estadual o grupo musical Renascer Praise, reconhecendo suas três décadas de influência no cenário gospel nacional.
Além destes, o Plenário também aprovou nesta terça projetos voltados à Saúde, cidades, Segurança Pública e defesa animal.
Assista à Sessão Extraordinária na íntegra, em transmissão da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações