Frente Parlamentar da Alesp discute os cuidados na preparação das crianças antes da adoção

Necessidade de capacitação dos profissionais que atuam nas instituições de acolhimento e a superação de traumas infantis ligados ao abandono da família de origem estão entre os principais desafios no processo adotivo
15/05/2025 14:47 | Infância | Daiana Rodrigues - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Frente parlamentar de apoio à adoção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Caio França é coordenador da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jadete Calixto é presidente do grupo Acolher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cecília Coimbra é vice-presidente do Acolher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Belini é da Comissão de Adoção da OAB-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Apoio à Adoção da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (15), uma reunião para discutir o preparo de crianças e adolescentes para a saída dos serviços de acolhimento. Coordenado pelo deputado Caio França (PSB), o encontro teve como objetivo formular políticas voltadas ao tema, a partir das discussões e contribuições apresentadas pelos convidados.

Um dos assuntos mais discutidos na reunião foi a necessidade de profissionais capacitados em desenvolvimento infantil para que a adoção seja bem-sucedida. "Eles devem preparar e acolher a criança e o adolescente de forma humana, digna e com respeito aos seus direitos e necessidades", disse Cecília Coimbra, vice-presidente do grupo de adoção Acolher de Mairiporã.

A participante ainda esclareceu que, para muitos, a família adotante é culpada pelo fracasso do processo adotivo. "Em muitos casos, a criança não compreendeu o acontecimento ou seu desejo de não ser adotada não foi ouvido e respeitado", complementou.

Nesse contexto, Caio França sugeriu a criação de iniciativas focadas na qualificação dos funcionários dessas instituições de acolhimento. Para cumprir essa meta, o parlamentar destacou que "o Legislativo Paulista disponibiliza anualmente recursos de apoio, por meio do edital de emendas, destinados a financiar os projetos das entidades ligadas ao assunto".

Perda das raízes

Durante o encontro, a presidente do grupo de adoção Acolher de Mairiporã, Jade Calixto, explicou que a criança e o adolescente sofrem com a perda de suas "raízes" e das pessoas amadas em diversas fases do processo adotivo.

Segundo Jade, primeiro isso ocorre quando ela abandona a família de origem e vai para a instituição de adoção, pois, embora tenham sido vítimas de violência e maus-tratos, eles desconhecem outra forma de viver. Em seguida, quando eles saem da instituição para serem adotados. Nesse momento, também ocorre outra perda porque a criança e o adolescente se apegam aos outros acolhidos e aos funcionários dali e todos se tornam sua própria "família".

"São muitos lutos e traumas que precisam ser superados pela criança que, muitas vezes, está arredia ou com medo quando adotada. Ela precisa ter saúde mental e emocional para seguir sua vida", pontuou Jade.

O evento ainda contou com a participação de Carlos Berlini, presidente da Comissão de Direito à Adoção da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo (OAB-SP), representantes do grupo "Maternizar", de São Vicente, e do serviço de acolhimento institucional da Ilha Comprida. Também estiveram presentes acadêmicos do curso de Direito da Universidade Anhanguera.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp