Deputado participa de caminhada em Brasília em defesa da anistia humanitária

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
08/05/2025 16:50 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Caminhada em Brasília <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) participou nesta quarta-feira (7), em Brasília, da Caminhada Pacífica pela Anistia Humanitária, que reuniu milhares de pessoas em um percurso da Torre de TV até o Congresso Nacional. A manifestação teve como foco o pedido de anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro de 2023, denunciando abusos judiciais, prisões desproporcionais e violações ao devido processo legal.

Durante o ato, que ocorreu de forma pacífica e foi acompanhado pela Polícia Militar do Distrito Federal, o parlamentar destacou a situação de idosos, doentes e pais de família que permanecem presos sem julgamento ou com penas excessivas. Gil Diniz também alertou para a falta de individualização das condutas e o uso político do Judiciário em diversos casos.

Um dos exemplos citados foi o da cabeleireira Débora Rodrigues, mãe de dois filhos, que ficou mais de dois anos presa após escrever, com batom, na estátua da Justiça ? sem qualquer envolvimento em vandalismo ou violência.

O evento contou ainda com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que subiu no caminhão de som e cumprimentou os participantes. Bolsonaro, mesmo em recuperação de uma cirurgia, participou da mobilização junto com a ex-primeira-dama, Michelle.

Para Gil Diniz, a manifestação é uma demonstração clara de que milhares de brasileiros não aceitam que o Estado de Direito seja atropelado por decisões arbitrárias, e seguem firmes na defesa da liberdade e da justiça com humanidade.


alesp