Alesp recebe exposição fotográfica que celebra 30 anos de projeto artístico sobre a Argentina

Fotógrafo retorna ao país vizinho para ampliar o olhar lançado na década de 1990; Farol do Fim do Mundo é símbolo de expedição que dá nome ao projeto
06/05/2025 14:45 | América Latina | Da Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mostra está exposta no Espaço Heróis de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Disponível para visitação até 16/05<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrada franca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo abre suas portas para a exposição "Viagem ao Farol do Fim do Mundo - 30 Anos, o Retorno (1994-2024)", do fotógrafo Gregor Osipoff. A mostra, que marca o aniversário de um projeto iniciado em 1994, convida o público a conhecer diferentes aspectos da cultura e da paisagem argentina.

A exposição original, realizada há três décadas, teve como ponto de partida Foz do Iguaçu e percorreu o território argentino até Ushuaia, no extremo sul do continente. As imagens captadas revelaram uma Argentina distante dos roteiros turísticos tradicionais e já foram exibidas em outros espaços públicos de São Paulo, como o Metrô e a Galeria Consolação. Um dos destaques daquela primeira edição foi a participação do artista Eduardo Kobra, que ainda no início de sua carreira contribuiu com um painel que se tornou símbolo da mostra.

Em 2024, Gregor Osipoff retorna ao país vizinho para registrar novas imagens e ampliar o olhar lançado na década de 1990. As fotografias mais recentes foram feitas em diversas localidades argentinas, como Buenos Aires, Tigre, La Plata, Quilmes e Luján. A proposta é apresentar um diálogo entre passado e presente por meio da justaposição de fotos analógicas e digitais, revelando as transformações sociais, urbanas e culturais vividas pela Argentina ao longo de 30 anos.

A iniciativa, solicitada pelo deputado Ricardo Madalena (PL), integra a programação cultural da Alesp, que tem por missão fomentar o acesso à arte e à memória coletiva. Por meio da exposição, o público poderá conhecer, por exemplo, registros históricos do Porto Madero antes de sua revitalização e imagens do icônico Farol do Fim do Mundo, símbolo da expedição fotográfica que dá nome ao projeto.

Serviço

Exposição: Viagem ao Farol do Fim do Mundo

Data: de 5 a 16 de maio

Local: Espaço Heróis de 32 - Alesp

Entrada franca

Confira a galeria de imagens da exposição

alesp