Na Alesp, lideranças sindicais cobram melhorias salariais para agentes da Segurança Pública

Representantes das diversas categorias que estão no "guarda-chuva" da Segurança participaram do encontro
24/04/2025 14:57 | Funcionalismo Público | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Várias categorias estavam representadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro foi promovido pelo deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reis: é preciso construir uma pauta conjunta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lideranças sindicais e representantes de entidades ligadas à Segurança Pública estadual participaram, nesta quarta-feira (23), de um encontro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para discutir a situação salarial das diversas categorias, reivindicar avanços remuneratórios e de condições de trabalho.

A reunião foi promovida pelo deputado Reis (PT), que destacou a necessidade de o Governo escutar as demandas dos servidores públicos. "Quem é o patrão? É o povo. O Governo deveria fazer a lição de casa e ouvir o povo. Quando se escuta as pessoas, é possível corrigir os erros", afirmou o parlamentar.

Também presentes no encontro, os deputados Guilherme Cortez e Carlos Giannazi, ambos do Psol, manifestaram apoio às reivindicações apresentadas.

Reivindicações

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Jaqueline Valadares foi uma das lideranças sindicais que participaram do encontro. Ela criticou o nível salarial dos delegados paulistas na comparação com outros entes da federação. "São Paulo ocupa a 24ª posição no ranking salarial dos delegados de polícia no Brasil. É um absurdo um estado que lidera em arrecadação e tem superávit não conseguir sequer repor a inflação para seus agentes de segurança", declarou.

Luiz Frederico Hoppe, da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (Amlesp), reforçou a urgência de luta por demandas históricas. "Fui legista por 39 anos e atuo na associação há 40 anos. Pouco avançamos nesse período porque nossas manifestações são tímidas, já que muitos policiais têm receio de participar. As principais reivindicações, há quatro décadas, continuam sendo melhores condições de trabalho e recomposição salarial", lamentou.

Representando os oficiais administrativos, Lucas Blanco, do Sindicato da Carreira Administrativa do Estado de São Paulo (SindCaesp), cobrou inclusão da categoria na Lei Orgânica da Polícia Civil para garantir igualdade salarial e pagamento de insalubridade. "Nossa categoria está presente em todas as unidades policiais e talvez seja a mais injustiçada, com salários extremamente baixos", lamentou.

Reis destacou que as lideranças das diversas categorias que estão no rol da Segurança Pública estadual construam uma proposta para ser enviada ao Governo. "A primeira etapa é levar o pedido, que deve ser a pauta do momento: o reajuste salarial e dos benefícios, como o vale-refeição", concluiu.

Assista à audiência, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp