Presidente da Alesp participa de lançamento do edital para construção do Túnel Santos-Guarujá

Tribunal de Contas da União reconheceu competência estadual na fiscalização do projeto; além de André do Prado, estiveram presentes o governador de SP, o presidente da República e deputados estaduais
27/02/2025 19:00 | Avanço | João Pedro Barreto - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Compartilhar:

Túnel Santos- Guarujá: Prado participa de evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg341122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, e diferentes parlamentares da Casa participaram, nesta quinta-feira (27), do evento de lançamento do edital da parceria público-privada para construção do Túnel Santos-Guarujá. Aprovada na Alesp em outubro de 2024, a obra será realizada a partir de um investimento de R$ 6 bilhões e deve gerar cerca de 9 mil empregos.

"Esse é um avanço aguardado há mais de um século, que vai beneficiar diretamente milhares de pessoas que cruzam diariamente o canal do Porto de Santos, garantindo mais segurança e reduzindo o tempo de travessia. Além disso, a obra vai gerar empregos diretos e indiretos, movimentando ainda mais a economia local. Seguimos acompanhando de perto esse grande projeto e trabalhando para levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para toda a Baixada Santista", afirmou André do Prado.

Na quarta-feira (26), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que a fiscalização das obras da ligação seca entre as duas cidades será de responsabilidade do estado de São Paulo, o que possibilitou o lançamento do edital. O leilão da concessão esta´ marcado para o dia 1º de agosto.

"No futuro, vamos ver uma baixada santista completamente reformulada. O dia de hoje é de celebrar. É um dia da vitória do investimento, do entendimento. Um dia em que a gente mostra e dá o exemplo de que é possível sentar na mesa e construir. Diferenças precisam ser deixadas de lado para que a gente chegue no consenso e possa atender a população. O dia de hoje vai entrar na história, porque Santos e Guarujá vão ganhar a ligação seca que era esperada há mais de 100 anos", afirmou o governador Tarcísio de Freitas, no evento realizado no Parque Valongo, na cidade de Santos.

Além do governador e do presidente da Assembleia, estiveram presentes representantes políticos do estado e de todo o país, como o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, prefeitos da região, ministros, secretários, deputados federais, bem como diversos deputados estaduais paulistas.

A deputada Solange Freitas, que possui base eleitoral na região da Baixada Santista, celebrou o avanço para o litoral paulista. "Era uma espera muito grande e, durante toda a minha trajetória como jornalista, cobramos muitas vezes as autoridades e nada saía. Hoje, a gente pode fazer parte dessa história, como deputada estadual, temos nosso pedacinho de contribuição, então estou muito feliz."

O deputado Caio França, também da região, enfatizou a importância da obra no dia a dia da população. "Ganha todo mundo. Ganham Santos e Guarujá principalmente, mas nós, aqui da Baixada, usamos as balsas com frequência, fora os turistas. Além do que a obra vai gerar de empregos durante e depois da obra. Muito feliz por esse momento", comemorou o parlamentar.

Na mesma linha do governador de São Paulo, o presidente Lula reforçou a importância de trabalhar em conjunto com todos os entes federativos em prol do avanço do país. "Quando a gente vem fazer parceria com o governador de São Paulo para fazer esse túnel, é porque ele vai melhorar a vida do povo de Santos, do Guarujá e de quem precisa fazer essa travessia", disse Lula.

O túnel

A estrutura do túnel terá´ 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos e três faixas de rolamento por sentido - uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O trecho vai ligar as regiões de Outeirinho e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista. O empreendimento ainda permitirá a integração dos sistemas de transportes públicos na região.

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do túnel imerso prevê que 86% do investimento deverá vir de aporte público dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além de participação da iniciativa privada. A obra ainda conta com a parceria do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).

O túnel vai garantir um trajeto mais ágil para pedestres, ciclistas, motociclistas, veículos de passeio e veículos comerciais. Hoje, a média diária de pessoas que cruzam as duas margens por meio de balsas é de 78 mil, além de mais de 20 mil veículos, de acordo com o Governo do Estado.

Após a entrada em operação, a travessia entre os municípios poderá ser realizada em menos de cinco minutos e não estará suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos decorrentes de navios que atracam no Porto de Santos, assegurando fluidez no transporte bem como a segurança dos usuários. Hoje, ainda segundo o Governo, a travessia por balsas tem um tempo estimado de 18 minutos, fora o tempo nas filas de embarque.

Assista à cerimônia, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp