Presidente da Alesp participa de lançamento do edital para construção do Túnel Santos-Guarujá
27/02/2025 19:00 | Avanço | João Pedro Barreto - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, e diferentes parlamentares da Casa participaram, nesta quinta-feira (27), do evento de lançamento do edital da parceria público-privada para construção do Túnel Santos-Guarujá. Aprovada na Alesp em outubro de 2024, a obra será realizada a partir de um investimento de R$ 6 bilhões e deve gerar cerca de 9 mil empregos.
"Esse é um avanço aguardado há mais de um século, que vai beneficiar diretamente milhares de pessoas que cruzam diariamente o canal do Porto de Santos, garantindo mais segurança e reduzindo o tempo de travessia. Além disso, a obra vai gerar empregos diretos e indiretos, movimentando ainda mais a economia local. Seguimos acompanhando de perto esse grande projeto e trabalhando para levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para toda a Baixada Santista", afirmou André do Prado.
Na quarta-feira (26), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que a fiscalização das obras da ligação seca entre as duas cidades será de responsabilidade do estado de São Paulo, o que possibilitou o lançamento do edital. O leilão da concessão esta´ marcado para o dia 1º de agosto.
"No futuro, vamos ver uma baixada santista completamente reformulada. O dia de hoje é de celebrar. É um dia da vitória do investimento, do entendimento. Um dia em que a gente mostra e dá o exemplo de que é possível sentar na mesa e construir. Diferenças precisam ser deixadas de lado para que a gente chegue no consenso e possa atender a população. O dia de hoje vai entrar na história, porque Santos e Guarujá vão ganhar a ligação seca que era esperada há mais de 100 anos", afirmou o governador Tarcísio de Freitas, no evento realizado no Parque Valongo, na cidade de Santos.
Além do governador e do presidente da Assembleia, estiveram presentes representantes políticos do estado e de todo o país, como o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, prefeitos da região, ministros, secretários, deputados federais, bem como diversos deputados estaduais paulistas.
A deputada Solange Freitas, que possui base eleitoral na região da Baixada Santista, celebrou o avanço para o litoral paulista. "Era uma espera muito grande e, durante toda a minha trajetória como jornalista, cobramos muitas vezes as autoridades e nada saía. Hoje, a gente pode fazer parte dessa história, como deputada estadual, temos nosso pedacinho de contribuição, então estou muito feliz."
O deputado Caio França, também da região, enfatizou a importância da obra no dia a dia da população. "Ganha todo mundo. Ganham Santos e Guarujá principalmente, mas nós, aqui da Baixada, usamos as balsas com frequência, fora os turistas. Além do que a obra vai gerar de empregos durante e depois da obra. Muito feliz por esse momento", comemorou o parlamentar.
Na mesma linha do governador de São Paulo, o presidente Lula reforçou a importância de trabalhar em conjunto com todos os entes federativos em prol do avanço do país. "Quando a gente vem fazer parceria com o governador de São Paulo para fazer esse túnel, é porque ele vai melhorar a vida do povo de Santos, do Guarujá e de quem precisa fazer essa travessia", disse Lula.
O túnel
A estrutura do túnel terá´ 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos e três faixas de rolamento por sentido - uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O trecho vai ligar as regiões de Outeirinho e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista. O empreendimento ainda permitirá a integração dos sistemas de transportes públicos na região.
Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do túnel imerso prevê que 86% do investimento deverá vir de aporte público dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, além de participação da iniciativa privada. A obra ainda conta com a parceria do Ministério de Portos e Aeroportos, da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).
O túnel vai garantir um trajeto mais ágil para pedestres, ciclistas, motociclistas, veículos de passeio e veículos comerciais. Hoje, a média diária de pessoas que cruzam as duas margens por meio de balsas é de 78 mil, além de mais de 20 mil veículos, de acordo com o Governo do Estado.
Após a entrada em operação, a travessia entre os municípios poderá ser realizada em menos de cinco minutos e não estará suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos decorrentes de navios que atracam no Porto de Santos, assegurando fluidez no transporte bem como a segurança dos usuários. Hoje, ainda segundo o Governo, a travessia por balsas tem um tempo estimado de 18 minutos, fora o tempo nas filas de embarque.
Assista à cerimônia, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Direitos das mulheres e PCDs: 19 projetos entram em regime de urgência na Alesp
- Transplante de órgãos de animais em humanos é tema de palestra promovida pelo ILP
- Pedágio por Pix e mais: Alesp aprova projetos de autoria parlamentar
- Debate promovido pelo ILP trata do uso da Inteligência Artificial pelos municípios
- Endereço Rural Digital: maior acesso da população do campo a serviços públicos essenciais vira Lei
- Com Projetos de Lei aprovados, Alesp coloca a questão ambiental e a defesa da vida como prioridades
- Alesp derruba veto do Executivo e mantém prazo indeterminado para laudos de autistas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações