Deputada promoverá debate em Piracicaba sobre fila de espera na saúde
13/02/2025 15:52 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini





Audiência pública será realizada no dia 21 de março pela Frente Parlamentar do Sistema Cross da Assembleia Legislativa em parceria com a vereadora Rai de Almeida
A realidade da fila de espera por exames, cirurgias e tratamentos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Região Metropolitana de Piracicaba será tema de uma audiência pública marcada para 21 de março, no plenário do Legislativo Piracicabano. O debate será promovido pela Frente Parlamentar do Sistema Cross, coordenado pela deputada estadual Ana Perugini, em parceria com a vereadora Rai de Almeida.
O evento vai reunir secretários municipais de Saúde, conselheiros de saúde, médicos, profissionais que atuam na rede pública, gestores de hospitais que atendem vagas reguladas pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), especialistas em saúde pública, além de vereadores, defensores do SUS e moradores de Piracicaba e demais cidades da região metropolitana.
Lançada em junho de 2023, na Câmara de Campinas, a Frente Parlamentar do Sistema Cross tem atuado para melhorar a eficiência e garantir transparência ao Sistema Cross, responsável pela distribuição dos recursos do SUS disponíveis no Estado de São Paulo.
Em audiências públicas realizadas na Alesp, em São Paulo, e em Santa Bárbara d?Oeste, Ana Perugini ouviu relatos de usuários, gestores, conselheiros e profissionais de saúde que apontam o sistema - que hoje está centralizado na capital paulista - como um dos principais gargalos da rede pública de saúde.
"Assim como em tantas cidades do nosso estado, moradores de Piracicaba e municípios vizinhos sofrem com esse modelo centralizado do Sistema Cross. Vamos ouvir, discutir a realidade regional e fortalecer nossa luta por um sistema regional, eficiente e transparente", afirmou a deputada, que também integra a Comissão de Saúde da Alesp como suplente.
De acordo com a parlamentar, faltam investimentos do Governo do Estado para ampliar a estrutura da rede pública nos municípios, eficiência na gestão dos recursos existentes, organização por regiões para facilitar o acesso dos pacientes em todo território paulista e transparência, para que o usuário saiba sua posição na fila e o gestor de saúde tenha conhecimento das vagas disponíveis para a cidade no sistema, em cada especialidade.
"Temos conhecimento de pessoas que estão na fila há mais de dez anos aguardando cirurgia de quadril, casos de descumprimento da ?lei dos 60 dias?, além de muito sofrimento e falecimentos de pacientes que não aguentaram esperar", ilustrou Ana Perugini.
O requerimento que viabilizou a realização da audiência (77/2025) foi aprovado na última segunda-feira (10) pela Câmara de Piracicaba. O debate tem início previsto para as 14h30.
Notícias relacionadas
- Deputado da Alesp protocola Moção de Repúdio contra Deputado Federal Márcio Jerry
- Governo Estadual e Deputada lançam programa Jovem Aprendiz Paulista
- Deputados solicitam construção de nova sede para os Bombeiros em São José do Rio Preto
- Deputado se reúne com Secretário do Estado para tratar demandas da Fundação Casa
- Presidente da frente de construção e mineração visita feira do setor
- Alesp aprova projeto que institui a Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações