Alesp recebe exposição sobre ausências de desaparecidos do regime militar brasileiro

Solicitada pelo deputado Donato (PT), mostra reúne 12 pares de fotos de famílias que perderam pessoas no período; imagens são do fotógrafo argentino Gustavo Germano e  organizadas pelo Núcleo Memória
05/12/2024 19:17 | Memória | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Exposição aborda ausências de desaparecidos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Imagens são do fotógrafo Gustavo Germano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Projeto Ausências mostra marcas de ditaduras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fotos representam dor das famílias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Politi: problema de toda a sociedade brasileira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338694.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Donato (PT): emocionante e bonita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338695.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Novelli: passado que não passou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338696.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mostra fica na Alesp até 19/12<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição reúne 12 pares de fotos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338698.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Imagens ajudam a contar histórias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Projeto seguirá para mais 3 lugares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta quarta-feira (4), a exposição "Ausências". Solicitada pelo deputado Donato (PT), a mostra reúne 12 pares de fotografias de famílias que perderam pessoas no período do regime militar brasileiro. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo argentino Gustavo Germano e coloca, lado a lado, fotos dessas famílias antes e depois de seu ente querido desaparecer.

"O objetivo é mostrar, através dessas fotografias, as dores que causam as ausências. Todas as famílias que estão retratadas aqui sofreram a dor da ausência de seus entes queridos. Eles sequer receberam o corpo para enterrar. Ao ver essas fotos, a gente pode se aproximar um pouco mais dessas famílias e humanizar essa relação que, infelizmente, elas não puderam ter com um filho, uma filha, o marido ou a esposa desaparecida", afirmou Maurice Politi, um dos organizadores da exposição.

Politi foi preso em 1970, durante a ditadura militar, por conta de seu envolvimento com a luta contra o regime e ficou quatro anos encarcerado. 25 anos depois de ser solto, em 2009, ele e alguns colegas fundaram o Núcleo de Preservação da Memória Política, conhecido como Núcleo Memória. A organização social sem fins lucrativos atua na preservação das memórias do período da ditadura, promovendo atividades como a exposição que chegou à Alesp com a ajuda do deputado Donato.

O parlamentar ressalta a importância de seguir mostrando o que aconteceu durante o período do regime militar. "Essa é uma exposição que, de forma emocionante e bonita, mostra essa violência. Mostra as famílias reunidas, com todas as pessoas e depois mostra a ausência de um dos membros", disse Donato, citando que existem famílias que, até os dias de hoje, buscam solucionar os casos de familiares desaparecidos.

"O problema dos desaparecidos políticos da época da ditadura não é só das famílias. É um problema da sociedade brasileira. Então devemos mostrar para que não aconteça nunca mais", concluiu Politi.

Ausências

Ausências é um projeto do fotógrafo Gustavo Germano que busca retratar a história de famílias de desaparecidos políticos das ditaduras militares latino-americanas. O objetivo é mostrar, através das imagens, a "presença das ausências".

Germano é irmão de um desaparecido da ditadura militar argentina, o que o motivou a começar o projeto em seu país natal no ano de 2007. Em 2012, decidiu fazer a versão brasileira, viajando do Ceará ao Rio Grande do Sul com o apoio do Governo Federal da época. Nos anos seguintes, ele também realizou o projeto na Colômbia e no Uruguai.

Resgatada em 2024 pelo Núcleo Memória, a exposição Ausências Brasil vai circular por quatro outros espaços da Região Metropolitana de São Paulo além da Alesp: Centro Cultural Diadema (já realizado); CEU Vila Rubi (14/02 a 26/03); Centro MariAntonia (31/03 a 16/05); e CEU Rosa da China (20/05 a 04/07).

"A gente entende que esse trabalho de memória é um importante vetor com um potencial educativo muito forte para que as pessoas possam entender o passado que a gente vivenciou e não passou completamente. Um dos lemas do Núcleo de Memória é ?Conhecer o passado. Entender o presente. Construir o futuro?. É nisso que a gente acredita", disse o educador do Núcleo Memória, César Novelli.

Serviço:

Exposição: "Ausências Brasil"

Quando: até 19 de dezembro, das 8h às 20h

Local: Espaço V Centenário, andar Monumental - Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Alesp

Entrada Franca

Confira a galeria de imagens da exposição

alesp