Adeus a Maguila na Alesp reverencia legado deixado para Esporte e Ciência
25/10/2024 15:26 | Referência | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio e Rodrigo Costa






O corpo do ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, foi velado na manhã desta sexta-feira (25) em cerimônia aberta no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O velório atraiu cerca de 200 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. Maguila morreu aos 66 anos, nesta quinta-feira (24), na Capital paulista. Maior peso-pesado brasileiro, ele lutava contra uma patologia degenerativa desde 2013, quando foi diagnosticado.
No velório, familiares, amigos, admiradores e autoridades exaltaram o legado do pugilista para o Esporte e a Ciência. Nos ringues de boxe, Maguila obteve 77 vitórias - 61 por nocaute - das 85 lutas que disputou ao longo de 17 anos de carreira.
No âmbito científico, ele contribuiu ao decidir, ainda durante o tratamento, doar o cérebro para o Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral (Gerolab), da USP.
Por volta do meio-dia, o caixão com o corpo de Maguila deixou a Alesp e seguiu para a cidade de São Caetano do Sul. O enterro estava marcado para as 17h, em cerimônia restrita a familiares.
Família
Primeiro da família a chegar à Alesp, Adenilson Santos, filho mais velho de Maguila, de seu primeiro casamento, descreveu o pai como um homem atencioso e carinhoso. "Ele gostava muito de brincar e contar histórias", lembrou.
Em entrevista coletiva no Hall Monumental da Casa, a viúva Irani Pinheiro e o filho do casal, José Júnior, lembraram os momentos finais de vida de Maguila. "Ele já estava bem debilitado pelo quadro da saúde, mas ainda estava muito brincalhão com a gente", disse Júnior.
O terceiro filho de Maguila lembrou que, nas últimas conversas que tiveram, o pai demostrava estar sem força para continuar enfrentando a doença. "Literalmente, ele lutou muito, foi muito forte nesse momento", comentou o caçula.
Irani agradeceu o apoio do povo brasileiro e ressaltou o legado profissional e humano do marido. "É uma honra estar falando de uma pessoa que fez parte do Brasil e não negou, em nenhum momento, a sua origem", destacou a viúva.
Doação de órgão
O neurologista Renato Anghinah, que cuidou de Maguila nos últimos dez anos, encarou a doação do cérebro do ex-boxeador como um ato de grandeza. "O Maguila ainda vai deixar esse legado para nós e para a Ciência, no sentido de tentarmos entender, cada vez mais, essa doença", destacou o médico. Outros atletas, como o zagueiro campeão mundial de futebol Bellini e o lutador de boxe Éder Jofre também tiveram seus cérebros doados para estudos científicos.
Carinho
O árbitro de boxe Antônio Bernardo Soares, que atuou em 32 disputas vitoriosas de Maguila, afirmou que o atleta era um lutador diferenciado, com um dos golpes de direita mais potentes do mundo. "Tive o prazer de fazer as maiores lutas dele. Quando pegava com a direita, ele acabava a luta", recordou.
Na Alesp, a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, ressaltou que Maguila tornou-se uma inspiração para muitos jovens. "Ele é uma pessoa muito importante dentro do esporte brasileiro, a começar pela própria história de vida e de superação. Não teve uma iniciação precoce no esporte como profissional, mas ainda assim superou tudo", lembrou ela.
Marcel Jofre, filho do peso-galo Éder Jofre (que morreu em 2022), ressaltou a evolução profissional de Maguila e destacou as qualidades pessoais do peso-pesado. "Um cara excepcional como ser humano, que procurou sempre ter opiniões autênticas. Tomara que ele faça umas lutas com Seu Éder no céu", brincou Marcel, com o mesmo carinho que o povo brasileiro sempre dedicou ao campeão Maguila.
Notícias relacionadas
- Alesp celebra 80 anos do Hospital das Clínicas da USP, modelo de atendimento, pesquisa e inovação
- Protagonista da política brasileira, José Serra recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo na Alesp
- Dia do Butantan: leis criadas pela Alesp valorizam patrimônio da ciência paulista e mundial
- Ubuntu: Emicida é homenageado com colar de honra na Assembleia Legislativa de São Paulo
- Alesp celebra 70 anos do curso de Direito da Universidade Mackenzie
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações