TJSP instala Vara Regional das Garantias em Sorocaba
22/10/2024 12:11 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Carlos Cezar

O deputado Carlos Cezar (PL) prestigiou, na manhã desta segunda-feira (21), a cerimônia de implantação da Vara Regional das Garantias da 10.ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede no Fórum de Sorocaba, no Alto da Boa Vista.
A solenidade, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, representou o início das atividades da primeira Vara de Garantias do Judiciário paulista. A unidade processará novos procedimentos investigatórios, inquéritos e autos de prisão em flagrante até o oferecimento da denúncia, no âmbito da Resolução n.º 939/24. Não haverá redistribuição de feitos dessa natureza que já estejam em andamento nas varas criminais.
27 comarcas
A Vara Regional das Garantias processará demandas das Circunscrições Judiciárias (CJs) da 10ª RAJ (Região Administrativa Judiciária), abrangendo 27 comarcas das regiões de Sorocaba, Itu, Itapetininga e Itapeva.
O juiz Gustavo Scaf de Molon será o coordenador da Vara e contará com aproximadamente 30 juízes auxiliares. De acordo com o TJSP, o juiz de garantias tem a responsabilidade de realizar o controle da legalidade da investigação criminal e de salvaguardar os direitos individuais da pessoa investigada.
Entre as responsabilidades legais está a de receber a comunicação imediata da prisão de suspeitos, incluindo o auto da prisão em flagrante para o controle da legalidade, com realização da audiência de custódia, que serão presenciais na sede da Vara e por videoconferência nas demais localidades.
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destaca a importância da instalação ao apontar que "o estabelecimento das Varas das Garantias representa um avanço significativo na proteção dos direitos fundamentais", ressaltando que a medida assegura um controle rigoroso da legalidade das investigações criminais e fortalece a Justiça no estado.
Na visão do diretor do Fórum de Sorocaba, juiz Emerson Tadeu Pires de Camargo, a nova unidade judicial, com sua estrutura e especialização, "representa inegável ganho aos jurisdicionados, com maior celeridade e segurança jurídica nas decisões proferidas".
Aprovada pelo Órgão Especial em setembro, a implementação das Varas das Garantias será gradual em todo o Estado, com 13 unidades distribuídas pelas Regiões Administrativas Judiciárias, sendo três na 1ª RAJ - Capital e Grande São Paulo; duas na 4ª RAJ - Campinas; e uma vara em cada uma das demais regiões (2ª RAJ - Araçatuba; 3ª RAJ - Bauru; 5ª RAJ - Presidente Prudente; 6ª RAJ - Ribeirão Preto; 7ª RAJ - Santos; 8ª RAJ - São José do Rio Preto; 9ª RAJ - São José dos Campos; e 10ª RAJ - Sorocaba).
Unidade de Processamento Judicial
A cerimônia marcou também a instalação da Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que atenderá desde a 1.ª até a 4.ª Vara Criminal de Sorocaba. Conhecida como "Cartório do Futuro", o modelo unifica ofícios de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais e adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico.
As varas atreladas à UPJ permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe que auxilia os magistrados nos atos decisórios. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional das unidades.
A unidade terá como corregedor o juiz titular da 1ª Vara Criminal, José Carlos Metroviche. A Comarca de Sorocaba já conta com três UPJs instaladas - duas na esfera cível, abrangendo da 1ª à 5ª e da 6ª à 9ª Varas Cíveis, e uma que engloba da 1ª à 4ª Varas da Família e das Sucessões. Atualmente, há 221 mil processos em andamento em Sorocaba, sendo 45 mil na área criminal.
Entre as autoridades presentes à solenidade, estiveram o deputado federal Jefferson Campos (PL); os deputados estaduais Danilo Balas (PL) e Maria Lúcia Amary (PSDB); o vereador eleito de Sorocaba, Roberto Freitas (PL); e o secretário Jurídico da Prefeitura de Sorocaba, Douglas Domingos de Moraes.
Notícias relacionadas
- Deputado presta apoio à família de Vitória Regina
- Região de Franca receberá 985 novas casas populares
- Deputado visita Caçapava para agenda intensa de compromissos
- Deputado recebe lideranças de Juquitiba para tratar de demandas em saúde e infraestrutura
- Deputada propõe proibição de homenagens a condenados por crimes contra crianças e adolescentes
- Deputado protocola Requerimento de Manifestação de Pesar pelo falecimento do Papa
- Deputado conquista R$ 28,3 milhões para construção do tão aguardado Anel Viário em Tanabi
- Seminário debate causas e efeitos do endividamento público no Brasil
- Deputado promove seminário sobre os avanços da Saúde Digital no SUS
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações