Aprovado na Alesp, 'Bolsa Estágio Ensino Médio' é lançado no Palácio dos Bandeirantes
02/10/2024 17:54 | Ensino Profissionalizante | Da Redação - Fotos: Governo SP




Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (2) no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo, o governador Tarcísio de Freitas lançou oficialmente o programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que oferece oportunidades remuneradas de até R$ 1 mil para alunos do ensino médio da rede pública estadual.
Discutida e aprovada no último mês de agosto na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer e ampliar o ensino profissionalizante no estado, além de combater a evasão escolar no último ciclo da educação básica e de conectar o estudante ao mercado de trabalho.
O evento desta quarta contou com a presença do presidente da Alesp, o deputado André do Prado, e os parlamentares Gilmaci Santos (Republicanos), líder do Governo na Casa, Tomé Abduch (Republicanos), Carlos Cezar (PL) e Leonardo Siqueira (Novo).
"Os deputados tiveram o enorme prazer e a honra de aprovar esse projeto, que hoje está sendo lançado pelo nosso governador. A Educação em São Paulo está sendo transformada. Está sendo devolvida aos alunos da rede pública a oportunidade de terem conhecimento e futuro. A escola estadual vai poder proporcionar isso a eles", celebrou André do Prado, ao discursar no evento.
"A Assembleia está aprovando projetos que estão mudando a vida da população do estado de São Paulo, não só na área da Educação, mas também na Saúde e Segurança Pública, por exemplo. A parceria entre o Executivo e a Assembleia vai fazer de São Paulo o melhor estado de todo o País. Viva a Educação", acrescentou o presidente do Legislativo.
Editais
A partir da formalização do Bolsa Estágio Ensino Médio, a área técnica da Secretaria da Educação dará início à abertura de editais para parcerias com instituições e empresas privadas interessadas em receber os estudantes do programa. O valor da bolsa estágio é de até R$ 1 mil, a depender do curso de formação técnica profissional.
Todos os estudantes selecionados terão uma jornada de quatro horas de atividades de estágio diárias, o que representa 20 horas semanais. O objetivo é que 5 mil alunos sejam beneficiados com o programa em 2025 e 30 mil até o final de 2026.
Além disso, a iniciativa vai oferecer a oportunidade de estudantes do Ensino Médio regular atuarem como monitores no reforço escolar dos colegas. O objetivo é que esses alunos bolsistas desempenhem atividades de auxílio ao aprendizado, com supervisão de professores-orientadores.
Empresas parceiras
A Bolsa Estágio será paga pela Secretaria de Educação por um período de seis meses, assim como o seguro contra acidentes pessoais dos estudantes. As empresas parceiras serão responsáveis em fornecer auxílio transporte aos estudantes e dispor de profissional que atuará como supervisor do estágio.
Após um período de seis meses no programa estadual, os estudantes concluintes do Ensino Médio poderão ter seus contratos de estágio e seus pagamentos efetivados pelas empresas parceiras.
"No final das contas, o que queremos é fornecer ferramentas para que os jovens se desenvolvam. O programa Bolsa Estágio Ensino Médio estabelece uma conexão com o mercado de trabalho, sendo fundamental para proporcionar a primeira experiência e garantir que a falta de experiência não seja uma barreira para o ingresso na vida profissional", afirmou Tarcísio de Freitas.
Matemática
Também estiveram presentes ao lançamento do programa os secretários estaduais Renato Feder, da Educação, Arthur Lima, da Casa Civil, e Guilherme Afif, de Projetos Estratégicos. Diretores e dirigentes regionais de ensino, docentes e alunos também participaram. Na ocasião, ainda ocorreu a premiação dos estudantes que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática do Estado de São Paulo.
Confira, na íntegra, o evento transmitido pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações