Deputada questiona governo sobre ausência de medidas voltadas à emergência climática

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
13/09/2024 16:53 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Marina Helou

Compartilhar:

Deputada Marina Helou <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg334833.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Contexto de crise climática no estado provoca subida nos casos de doenças cardiorrespiratórias e gerando sobrecarga nos sistemas de saúde

O gabinete da deputada estadual Marina Helou, da Rede Sustentabilidade, protocolou ofícios direcionados ao prefeito Ricardo Nunes e ao governador Tarcísio de Freitas cobrando a adoção de medidas protetivas para a população em razão da piora na qualidade do ar. Também foram enviados requerimentos de informação para a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) e para a Secretaria da Segurança Pública do estado a respeito dos incêndios que se espalharam pelo estado nos últimos dois meses.

Na segunda-feira (9/09), a cidade de São Paulo registrava a pior qualidade do ar do mundo, segundo medições do site IQAir, que monitora 120 cidades do planeta. Dados da Secretaria de Saúde do estado indicam a morte de 76 paulistas por síndrome respiratória aguda grave no período de queimadas.

Os ofícios foram enviados ao governo do estado e à prefeitura de São Paulo para solicitar a adoção de providências efetivas e rápidas para proteger a população do estado contra o contexto climático extremo. Recomenda-se um alerta geral a toda população, suspensão ou redução das atividades físicas em todas unidades de educação sob gestão ou supervisão do governo municipal, garantia de acesso à água potável para a população em situação de rua e condições adequadas para aqueles que trabalham ao ar livre. Há grande preocupação com a sobrecarga dos sistemas de saúde, em função da tendência de aumento de casos de doenças respiratórias, infartos e AVC.

Os requerimentos de informação buscam dados atualizados sobre a totalidade de focos de incêndio registrados no estado de São Paulo durante os meses de agosto e setembro, quais as regiões mais afetadas, a extensão dos estragos e a presença de incêndios dentro de Unidades de Conservação. Também questionam o governo sobre medidas de combate a possíveis ações criminosas e prevenção a novas ocorrências.


Bancada do Clima

O envio dos questionamentos coincidiu com o lançamento da Bancada do Clima (www.bancadadoclima.com.br), coalizão de candidatos ao legislativo municipal que sejam comprometidos com a agenda climática nas cinco regiões brasileiras.

A Bancada do Clima se compromete a construir um plano com diretrizes para decreto de emergência climática nos municípios, com objetivo de identificar, gerenciar e prevenir desastres climáticos no país, principalmente nas regiões mais vulneráveis. Além disso, investirão na arborização urbana, na criação de parques, praças e áreas verdes, com acesso para toda a população.

Entre os representantes estão Grazi Oliveira (PSOL, Porto Alegre-RS), Marina Bragante (Rede Sustentabilidade, São Paulo-SP), Breno Garibalde (Rede Sustentabilidade, Aracaju-SE), Vanda Witoto (Rede Sustentabilidade, Manaus-AM) e Aava Santiago (PSDB, Goiânia-GO).


alesp