Comissão da Alesp dá aval a projetos que aprimoram legislação relativa a PCDs
10/09/2024 18:24 | Direitos da Pessoa com Deficiência | Da Redação - Foto: Carol Jacob



A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira (10), três projetos de lei que buscam aprimorar a legislação consolidada voltada para PCDs.
As propostas aprovadas tratam da reserva de vagas em programas de moradias populares do Estado para pessoas com deficiência, da garantia de ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos e da contratação de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atendimento em locais com grande fluxo de pessoas.
Ao todo, 18 projetos de lei foram aprovados durante a reunião presidida pela deputada Andréa Werner (PSB) nesta terça-feira. Com o aval da Comissão, esses projetos seguem em tramitação na Casa.
Projetos
As propostas buscam aprimorar a Lei 12.907/2008, que consolidou, há mais de 15 anos, a legislação estadual voltada às pessoas com deficiência, reunindo, em uma só lei, todas as normas sancionadas sobre o tema.
O Projeto de Lei 1237/2019, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), propõe a inclusão de um artigo que garanta que órgãos públicos e ambientes de grande fluxo de pessoas, como aeroportos e eventos, contem com intérpretes de Libras.
Proposto pelo deputado Rafael Saraiva (União), o Projeto de Lei 1285/2023 busca reservar 10% dos imóveis populares comercializados pelo Estado para pessoas com deficiência. A proposta pretende ampliar a legislação atual, que já prevê a reserva de 7% desses imóveis para essa parcela da população.
Já o Projeto de Lei 1498/2023, da deputada licenciada Valéria Bolsonaro (PL), visa a garantia de ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos para PCDs que atuam em órgãos da Administração Pública estadual. A proposta propõe o uso de tecnologias assistivas e a oferta de teletrabalho.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações