A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quinta-feira (5), a exposição "Celebração das artes América Latina". Organizada pelo artista Cassiano Araújo, a mostra propõe a união de pintores e escultores latinos e ficará aberta para visitação do público até o próximo dia 13.
Com o propósito de promover arte, cultura e progresso intelectual, social e filosófico entre as nações, a exposição reúne artistas latino-americanos através da curadoria da argentina Alicia Cunto e do brasileiro Caio Vaz.
"O objetivo da exposição é fortalecer a classe artística, a cultura do nosso país e também as artes da América Latina, que tanto precisam. Como latino-americano, eu devo discutir e trazer as mazelas que estamos vivendo hoje em dia", explicou Cassiano Araújo.
Araújo, que também apresenta suas obras, é um artista plástico brasileiro e produtor cultural conhecido por retratar a espiritualidade por meio da pintura. Trabalhando com tinta a óleo sob tecido ou tela, o pintor mescla, sobretudo, figuras do catolicismo com elementos abstratos.
Diversidade
Além de pinturas, a exposição reuniu obras como de Beatriz de Carvalho. A artista mescla o design e a arte para criar elementos que são, ao mesmo tempo, joias e esculturas.
Entre os artistas expostos, estão os argentinos Silvana Blasbarg, Xavier Fontenla e Edmund Valladares.
Paz e união
Cônsul-geral do Paraguai no Estado de São Paulo, Luis Fernando Avalos falou sobre a importância da exposição para a boa relação entre as nações. "A exposição é uma mostra do espírito pacifista do artista, é uma ideia que agrada muito o corpo diplomático. O objetivo do nosso trabalho é promover a paz entre os países [...] seguramente vai nos motivar a organizar outras", avaliou.
Serviço:
Exposição: Celebração das artes América Latina - Cassiano Araújo
Onde: Hall Monumental, andar Monumental da Alesp
Quando: De 05/09 até 13/09
Horário: 8h às 20h
Confira a galeria de imagens da exposição