Conscientização: evento na Alesp celebra os 65 anos da Associação Beneficente de Coleta de Sangue

Entidade atua em todo o Estado de São Paulo e coleta mais de 13 mil bolsas de sangue por mês; solenidade foi solicitada pela deputada Carla Morando (PSDB)
20/08/2024 15:37 | Comemoração | Da Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

65 anos da Colsan são comemorados na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Carla Morando (PSDB): ato que salva vidas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Luiz Smith: matéria-prima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332710.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> David Pares: fidelizar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332712.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Momento de festa e também de conscientização. Esse foi o espírito do ato solene realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta segunda-feira (19), que celebrou os 65 anos da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan).

Solicitado pela deputada Carla Morando (PSDB), o evento destacou o trabalho feito pela entidade que coleta mais de 13 mil bolsas de sangue por mês em todo o estado de São Paulo. "É muito importante homenagear pessoas que pensam na vida dos outros. São atos simples que fazem toda a diferença. A Colsan tem uma participação vital no Sistema Único de Saúde [SUS] e nos hospitais particulares", disse a parlamentar.

Salvar vidas

O número de 13 mil bolsas mensais faz com que a Colsan seja, segundo seus diretores, o maior banco de sangue não privado de São Paulo. Gerenciada pelos professores da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, desde 1999, a entidade faz, hoje, 19% das transfusões do estado.

"É um ato em favor à vida e à saúde pública. Não existe sangue, se não tiver doadores. O nosso sistema de coleta, processamento e distribuição não existe sem o doador. É a matéria-prima", comentou o presidente da associação e professor de Medicina, Ricardo Luiz Smith. A estimativa é que cada bolsa de sangue possa salvar até quatro vidas.

Apesar do impacto de uma doação, os dirigentes da entidade afirmam que ainda faltam doadores no estado. "A Colsan foi a pioneira a incentivar doadores espontâneos e não doadores que recebiam algum benefício em troca. Mas, nós temos falta de sangue nos hospitais públicos e é difícil conseguirmos doadores", reforçou o vice-presidente da Colsan e professor da Escola Paulista de Medicina, David Pares.

Aplicativo

Para facilitar a doação, David explicou que a entidade desenvolveu um aplicativo que possibilita ao doador agendar o local, entre os 56 postos de coleta da Colsan, e o horário para doar. Ele ressaltou a importância de fidelizar o público, criando doadores recorrentes.

"É um dia de festa, mas serve para que a gente também leve um recado para a população. Não deixe de doar sangue. É um gesto muito simples e rápido. As pessoas se preocupam muito quando elas precisam do sangue e, quando não precisam, acabam esquecendo", complementou Carla Morando.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira mais imagens do evento

alesp