Frente Parlamentar Ambientalista reforça importância da conservação de áreas naturais

Em reunião da Frente na Alesp, Secretaria de Meio Ambiente apresentou plano de ação para proteger biodiversidade no estado; encontro reuniu especialistas para debater realidade nos municípios paulistas
15/08/2024 18:33 | Sustentabilidade | Giullia Chiara - Foto: Marco A. Cordelino

Compartilhar:

Frente Parlamentar Ambientalista: Mesa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou, coordenadora da Frente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar Ambientalista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados para a reunião da Frente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332411.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, coordenada pela deputada Marina Helou (Rede), realizou mais uma reunião nesta quinta-feira (15). No auditório Teotônio Vilela, o encontro reuniu especialistas para debater a conservação de áreas naturais nos municípios paulistas.

Centralizada em discutir estratégias e políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas e desastres ambientais no Estado de São Paulo, a reunião destacou a importância da preservação do meio ambiente através da parceria entre as esferas governamentais.

Durante o evento, Paul Dale, assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, apresentou o plano de estratégias do Governo para a biodiversidade da região.

Entre os objetivos da pasta, está a implementação do Marco Global para a Biodiversidade Kunming-Montreal 2030, que estabelece uma série de ações que resultem na transformação da relação das sociedades com a diversidade biológica até 2030. Os objetivos incluem atendimento das necessidades humanas de forma sustentável e o aumento das áreas de ecossistemas naturais.

A elaboração de um Plano de Ação Estadual de Biodiversidade (EPAB), entre 2024 e 2025, também foi apresentada como uma meta do Governo do Estado.

Urgência

Antes visto como um problema de consequências futuras, o aquecimento global já apresenta reflexos no presente. Enchentes, secas severas e queimadas florestais estão entre os desastres ambientais agravados pelo aumento das temperaturas do planeta.

"Vivemos momentos complexos com a emergência climática, com eventos muito palpáveis como o que aconteceu no Rio Grande do Sul e no nosso Litoral paulista", exemplificou Marina Helou, sobre a necessidade de tratar as pautas ambientais como um tema urgente.

Bráulio Dias, professor adjunto do Departamento de Ecologia na Universidade de Brasília e ex-Secretário Executivo da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, participou virtualmente da reunião e explicou as consequências prejudiciais das mudanças climáticas para a biodiversidade.

"Estamos vivendo uma grande pandemia de gripe aviária entre os animais, causando a mortalidade de milhões deles no mundo inteiro. No ano passado, morreram mais de 700 leões marinhos no Brasil; perdemos boa parte dessa população", apontou Bráulio.

O especialista afirmou ainda que, além de atingir a fauna, o vírus pode sofrer mutações genéticas e contaminar humanos, possuindo uma taxa de mortalidade maior que o da Covid 19 - e que o surgimento de doenças causadas por desequilíbrios ambientais é comum.

Assista ao evento, na transmissão feita pela TV Alesp:

Galeria de imagens da reunião: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720319550110

alesp