ILP debate perigos na mistura entre produtos de limpeza e produção gratuita de podcasts

Temas abordados durante palestra fazem parte de premiados casos "Mistura Explosiva" e "Estúdio PodCamp"
09/08/2024 18:58 | Inovação | Daiana Rodrigues - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

ILP debate iniciativas inovadoras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332019.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), reuniu diferentes pesquisadores, nesta quinta-feira (8), para debater sobre as iniciativas inovadoras dos premiados casos "Mistura Explosiva" e "Estúdio PodCamp", que são da área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG).

Mediado pela vice-presidente da Abrig, Tacyra Valois, o evento faz parte de um ciclo de seminários de divulgação científica do ILP que contribuem para promover o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mistura Explosiva

O projeto corresponde a ações desenvolvidas pelo Conselho Federal de Química (CFQ), em conjunto com outras entidades, para combater a disseminação de informações falsas, nas redes sociais, sobre misturas dos produtos de limpeza.

Por esse motivo, o CFQ lançou o workshop "Limpando Conceitos e Clareando Ideias", com o objetivo de combater a viralização dos vídeos que incentivam a sociedade a fazer misturas indevidas.

Durante o debate sobre o caso, palestraram Ubiracir Fernandes, mestre em Química de produtos naturais e doutor em Vigilância Sanitária, e o especialista em RIG, Anselmo Takaki.

Segundo Takaki, a pandemia de Covid-19 [2020 a 2022] aumentou em 23% o número de casos de intoxicação devido a produtos de limpeza, comparado a 2019. Esse crescimento ocorreu por conta do maior uso de álcool e outros produtos para limpeza das sacolas e dos objetos de uso.

"A água sanitária não deve ser misturada com produtos ácidos ou à base de amônia, como, por exemplo, desinfetantes e álcool, pois essas combinações produzem gases tóxicos que fazem a pessoa perder os sentidos e até mesmo causar a morte. Já a mistura entre vinagre e bicarbonato de sódio é explosiva, porque produz gás carbônico. O vinagre deve ser usado na salada, não como produto de limpeza", alertou Fernandes.

Estúdio PodCamp

Iniciativa desenvolvida em cooperação entre a empresa Informática de Municípios Associados (IMA) e a Prefeitura de Campinas, o Estúdio PodCamp é uma sala disponibilizada, desde 2022, para os cidadãos e entidades produzirem podcast e videocast gratuitos e com qualidade profissional.

De acordo com o diretor e presidente do IMA, Elias Tavares, o espaço possui uma infraestrutura com câmeras de alta resolução, microfones (áudio digital), iluminação e uma equipe técnica. O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento profissional no segmento de tecnologia, que está em plena expansão

"Hoje, o podcast é uma forma que as pessoas têm de levar sua ideia, produto ou serviço. Gravamos conteúdos sobre diversos assuntos, mas os principais temas abordados até o momento foram religião e espiritualidade, entretenimento, psicologia e empreendedorismo", disse Tavares.

Os interessados devem fazer um cadastro para agendar um horário no Estudio PodCamp, pelo site https://podcamp.ima.sp.gov.br/. A equipe do PodCamp faz a gravação, que tem até 60 minutos de duração, mas não edita o conteúdo.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp