Catadores e cooperativas poderão receber pelo trabalho essencial ao meio ambiente e à limpeza urbana
28/06/2024 12:15 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Aprovado o Projeto de Lei 393/2024 do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino que institui Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais
Catadores e Catadoras de materiais recicláveis e cooperativas que reúnem esses trabalhadores e essas trabalhadores poderão receber subsídio para garantir uma renda para o exercício da atividade. Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta quinta-feira (27/06) o Projeto de Lei nº 393/2024 do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) que institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais.
Esse é o primeiro projeto de lei entre os 22 que o deputado Marcolino apresentou desde o início do mandato em 2023. O pagamento aos catadores e cooperativas foi um projeto construído em parceria com os trabalhadores e as trabalhadoras do setor.
No ano passado, audiência pública reuniu mais de 100 catadores e pescadores na Alesp para avaliar e discutir o projeto que recebeu contribuições das pessoas que estão no dia a dia nessa atividade, o que ressalta o conceito de mandato participativo realizado pelo deputado Marcolino. "Todos são protagonistas neste projeto de lei que reconhece e valoriza esse trabalho de coleta, separação e destinação correta dos materiais recicláveis e que é exercido nas áreas urbanas e também no litoral pelos pescadores que retiram dos rios e do mar, principalmente plástico", explicou o deputado.
O projeto tem como base a Lei Federal nº 14.119/2021 que trata do pagamento por serviços ambientais (PSA) e que "reconhece o valor dos catadores para a limpeza urbana e a saúde pública, porque eles contribuem para a retirada dos materiais das ruas, fazem a triagem e destinam para a reciclagem, promovendo ainda a preservação do meio ambiente", afirmou o deputado.
A futura política de pagamento muda o panorama da realidade do setor, que enfrenta uma crise causada pelo incentivo a instalação de incineradores dos resíduos, ameaçando a reciclagem dos materiais, a renda dos trabalhadores e das cooperativas.
Essa política é muito aguardada, segundo Wilson dos Santos, coordenador da Cooperativa Vira Lata. "Esse projeto é um importante passo na defesa dos catadores e essa política precisa ser implementada", disse.
O projeto segue agora para ser sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas.
Notícias relacionadas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Deputada participa de seminário sobre paternidade responsável na Alesp
- Deputado participa das comemorações dos 199 anos de Tatuí
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações