Audiência Pública na Alesp debate melhorias no programa estadual Nota Fiscal Paulista
18/06/2024 18:03 | Terceiro Setor | Daiana Rodrigues - Fotos: Larissa Navarro




A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta terça-feira (18), uma audiência pública sobre o programa estadual Nota Fiscal Paulista. Os convidados do encontro debateram o Projeto de Lei 1.328/2023, de autoria da deputada Carla Morando (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Social do Estado e em Prol do Bom Prato e das Entidades Assistenciais. A parlamentar foi a solicitante do evento.
Por meio da Nota Fiscal Paulista, criada em 2007, os consumidores têm a possibilidade de doar seus cupons fiscais, sem a necessidade de informar o CPF, para organizações sem fins lucrativos cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (Comas). Com isso, a iniciativa consegue captar mais recursos para as entidades assistenciais do Terceiro Setor, permitindo que elas mantenham e até mesmo ampliem seus atendimentos, garantindo dignidade e qualidade de vida à população assistida.
Digitalização
A falta de voluntários ou funcionários suficientes para o cadastramento da nota fiscal, por vezes, prejudica o recebimento integral do benefício que as entidades paulistas poderiam obter. Desse modo, o objetivo da proposta da deputada é agilizar o trâmite do cadastro dos documentos fiscais que tenham a indicação das entidades assistenciais favorecidas pelo crédito, com o objetivo de facilitar o processo de digitalização.
"Essa audiência é importante porque o programa pode ajudar a melhorar a arrecadação das entidades assistenciais que enfrentam dificuldades para fechar a conta no final do mês e atender todas as suas necessidades com dignidade", afirmou Carla Morando.
"O dinheiro arrecadado com a Nota Fiscal Paulista é uma alternativa de verba para o Terceiro Setor, além das que já são recebidas pelas emendas parlamentares. A ideia do PL 1.328/2023 é melhorar a vida das entidades beneficiadas e aumentar a captação financeira", reforçou Michel Freller, membro da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos.
Presenças
A Mesa Diretora do evento foi presidida pela deputada Carla Morando e composta também por Regina Maria, presidente da entidade "Casa de Lucas" e membro do Conselho Gestor do Movimento de Apoio à Cidadania Fiscal; Joas Garcia, assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e Eduardo Viana, representante da Associação Comunidade de Mãos Dadas.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Confira mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720318023082
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações