Seminário Estadual 'Orfandade e Direitos' debate bem-estar de crianças e adolescentes na Alesp
20/05/2024 17:15 | Proteção | Gabriel Sanches - Fotos: Marco A. Cardelino








Realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o seminário estadual "Orfandade e Direitos" debateu o bem-estar de crianças e adolescentes. O evento foi promovido pelo deputado e 1º secretário da Casa, Teonilio Barba (PT), e contou com a presença de especialistas, pesquisadores, representantes de entidades de proteção à criança e ao adolescente.
O evento abordou diversos aspectos acerca da orfandade a fim de esclarecer sobre a importância e a prioridade que o tema merece. Além da dor emocional e psicológica, a orfandade muitas vezes apresenta desafios significativos em termos de direitos e acesso a recursos básicos.
Diante deste problema, a mesa se debruçou sobre o tema com o objetivo de fornecer um panorama geral sobre a orfandade no País, o seu impacto nas crianças e adolescentes e, por fim, as medidas propostas para enfrentar tal situação.
O deputado Barba destacou o recorte de classe social existente ao analisar os dados sobre orfandade no Brasil. "A questão socioeconômica é a mais grave. Ela está ligada às comunidades, periferias, favelas, cortiços e famílias de baixa renda", disse ele.
A deputada Marina Helou (Rede) também participou do evento. "Não tem nada mais humano do que colocar nossos órfãos, sejam crianças ou adolescentes, em primeiro lugar", comentou a parlamentar.
Orfandade massiva
Durante a reunião, a professora e pesquisadora Aldaíza Sposati alertou para o fato de existir uma geração de órfãos no Brasil. Esta orfandade massiva é resultado de diversas situações recentes, entre elas, a pandemia de Covid-19 e as enchentes no Rio Grande do Sul.
No entanto, Aldaíza ressaltou também que este fenômeno da orfandade é invisível à sociedade brasileira e que as instituições devem ter papel mais incisivo na luta por direitos e visibilidade dessa parcela da população. De acordo com a professora, faltam canais de articulação para que direitos sejam garantidos a essas pessoas.
Sobre o tema, a promotora de Justiça do Centro de Apoio à Infância e Juventude do Ministério Público de SP, Sirlene Fernandes da Silva, comentou que a orfandade está em situação de vulnerabilidade. "É uma temática que demanda um olhar especial porque o problema tem se agravado. Ela também necessita de um planejamento e orçamento adequados", apontou.
Sentença
A orfandade não deve ser uma sentença de pobreza ou exploração, esclareceram os participantes do seminário. Os especialistas apontaram que, com políticas adequadas e um compromisso firme com os direitos das crianças e adolescentes, é possível criar um ambiente onde essas pessoas, independentemente de sua situação familiar, possam crescer e desenvolver-se plenamente. Garantir que os direitos das crianças órfãs sejam respeitados e protegidos é uma responsabilidade coletiva e pública que requer a ação conjunta de governo, comunidades e indivíduos.
Compuseram a mesa: Milton Alves, Secretário Executivo da Coalizão Orfandade e Direitos; Dra. Sirlene Fernandes da Silva, Coordenadora do Centro Operacional Cível e Tutela Coletiva, Área de Infância e Juventude; Aldaíza de Oliveira Sposati, professora da PUC-SP; Dra Mônica Gonzaga Arnoni, Juíza Assessora da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de SP; Gabriele Estabile Bezerra, Defensora pública da defensoria pública de SP; além dos já citados deputados Teonilio Barba e Marina Helou.
Mais imagens do evento:
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Direitos da mulher: Alesp aprova PL que obriga companhia em exames que induzam inconsciência
- Dia Estadual do Não à Violência Contra a Criança reforça vida digna e segura para meninos e meninas
- Dia do Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes: Alesp atua na defesa da juventude
- 'Lei Ana Benevides': projeto que obriga oferta de água em shows e eventos no Estado avança na Alesp
- Causa animal ganha destaque na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Alesp
- Repasse imediato de alertas de desastres à população pelos serviços de radiodifusão vira lei em SP
- Comissão da Alesp dá aval a projeto que prevê às mulheres o direito de acompanhante em consultas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações