Seminário na Alesp debate "Maio Vermelho", mês de conscientização e prevenção ao AVC

Encontro ressaltou a importância da busca permanente pela qualidade de vida como forma de prevenção; Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte no Brasil
17/05/2024 16:53 | Saúde | Daiana Rodrigues - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Seminário sobre Maio Vermelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324967.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Rafael Saraiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324968.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anna Guizi é advogada e teve um AVC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324969.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (17), o 1º Seminário do Maio Vermelho - Mês de Conscientização e Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença causada pela paralisia cerebral devido à falta de circulação sanguínea.

A atividade parlamentar foi solicitada pelo deputado Rafael Saraiva (União), que defendeu a importância da elaboração de políticas públicas efetivas para sanar problemas na área da saúde.

O parlamentar colocou o mandato à disposição da população para resolver demandas, receber denúncias e ideias de projetos de lei ou medidas que possam melhorar a qualidade de vida das vítimas de AVC e suas famílias. "Quando um grupo resolve se unir, a gente consegue ver algum tipo de mudança", afirmou.

"Não adianta eu querer falar sobre a luta de vocês e me unir a vocês para fazer politicagem, que é o uso da política para atender os próprios anseios e necessidades. Política é o que vocês estão fazendo aqui hoje, que é quando agimos em prol do benefício coletivo", completou.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte no Brasil. Só no ano de 2020, de acordo com dados do SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde -, foram registrados 99.010 óbitos por AVC no Brasil.

Prevenção

Segundo especialistas, é possível prevenir até 90% dos casos de AVC se fatores de risco forem controlados. Uma das principais medidas é fazer a aferição, sempre que possível, da pressão arterial. E, também, manter um peso adequado, reduzir os níveis de colesterol, evitar fumar e praticar exercícios físicos com regularidade.

A advogada Anna Guizi, que participou do evento e já teve AVC, alertou que a doença não necessariamente atinge um padrão específico de pessoas. "Conhecemos o AVC como uma doença típica de pessoas obesas, idosas ou com algum problema de saúde. No entanto, eu praticava atividade física, tinha 20 anos de idade, não tive nenhum sintoma que tivesse me levado a realizar uma ressonância [exame médico] e mesmo assim sofri um AVC", disse.

Além do deputado Rafael Saraiva, também estiveram presentes no seminário a presidente e a fundadora da Associação de AVCistas do Brasil, Fabiana Sajorato e Cristina Simões, respectivamente; a voluntária e avcista Cláudia Soares; e a advogada e avcista Drª. Anna Guizi.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317063318/with/53728270354


alesp