Audiências do Orçamento: parlamentares da Alesp destacam início dos trabalhos, nesta quinta, 14

Participação da população é fundamental para garantir que o Orçamento do Estado para o próximo ano reflita as verdadeiras demandas de cada região; primeiro encontro com a sociedade acontece em Divinolândia
13/03/2024 20:15 | Participe | Da Redação - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

Público presente em audiência realizada pela Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320520.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Calendário de audiências <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320601.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza, a partir desta quinta-feira (14), mais uma maratona de audiências públicas para discutir, junto à população paulista, o Orçamento estadual para 2025.

Ao longo de 25 encontros, em diferentes regiões do Estado, os integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Casa vão consultar, direto com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

O colegiado é presidido pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos), que em mais uma oportunidade conduzirá os trabalhos pelo Estado. "A Assembleia sai daqui e vai até a sua cidade para ouvir população, vereadores, prefeitos e sociedades de classe, para falar sobre as necessidades que a sua região tem", explicou o parlamentar.

Participação

As audiências são oportunidades únicas para a população expressar as necessidades e prioridades de cada cidade. A participação popular, destacam os parlamentares da Alesp, é fundamental para garantir que o Orçamento do Estado para o próximo ano reflita as verdadeiras demandas de cada região.

"As entidades e os agentes públicos, como vereadores e prefeitos, podem participar dando suas ideias para que nós possamos, dentro da Comissão de Finanças, incluí-las no Orçamento do Estado", disse o deputado Alex Madureira (PL).

Todo o trabalho produzido durante os encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

"Estamos falando de um orçamento de quase R$ 400 bilhões e vai ser nas audiências públicas que você vai poder apontar as prioridades da sua região. O Orçamento democrático depende da sua participação", afirmou o vice-presidente da CFOP, Luiz Claudio Marcolino (PT).

As audiências serão realizadas entre os meses de março e maio de 2024 e os parlamentares da Alesp te convidam para participar e dar a sua contribuição. "Abre-se para a população a oportunidade de opinar, debater e definir onde será gasto o dinheiro público. Teremos audiências públicas distribuídas por todo o nosso Estado e se você está interessado em participar de como ele vai se desenvolver, participe e traga as suas ideias", destacou o deputado Ricardo França (Podemos).

Confira a lista completa das cidades que receberão as audiências

Notícias mais lidas

alesp