Com mais de 13 mil exemplares e em novo espaço, Alesp reabre biblioteca legislativa ao público

Acervo do Legislativo Paulista já está à disposição da população no Palácio 9 de Julho; conteúdo também será disponibilizado de forma digital
29/02/2024 18:23 | Reinauguração | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Biblioteca da Alesp já está aberta ao público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319772.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Espaço conta com mais de 13 mil exemplares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319773.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sala de estudo está disponível ao público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319774.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento descerrou placa da nova biblioteca <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Suplicy doou três livros para o acervo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319766.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jair Borba é o gestor da biblioteca e do Acervo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319767.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia foi aberta ao público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319768.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciene Vignoli Müller é autora de Colo Invisível<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319769.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Murilo Macedo representou a SGA no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319771.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público participou de uma roda literária <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319770.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma história com 130 anos de construção ganhou, na noite desta quarta-feira (28), mais um capítulo. Com a presença de leitores, escritores e demais apreciadores da Literatura, a centenária biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi reinaugurada e já está aberta ao público.

A Biblioteca Alceu de Amoroso Lima Tristão de Ataíde, que leva o nome do escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, foi inaugurada no século 19 e conta, ao todo, com mais de 44 mil exemplares. Entre os títulos, os mais diversos temas e áreas do conhecimento, como direito, política, literatura, história e artes. Deste acervo, cerca de 13 mil livros já estão disponíveis para consulta e empréstimo no Palácio 9 de Julho.

"Não são meramente livros, cada publicação destas estantes é uma voz guardada em páginas, e estas milhares de vozes estão aguardando que vocês as escutem e dialoguem com elas", disse o gestor da Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico da Alesp, Jair Borba.

O espaço também oferece ambiente para estudos e consultas, com computadores e assinaturas digitais dos principais jornais do país, tudo inteiramente gratuito ao público interno e externo da Casa. "Ainda temos coisas para fazer, para que este espaço seja cada vez mais confortável, acessível e moderno", pontuou o diretor da biblioteca.

A cerimônia

O evento de inauguração da nova biblioteca foi aberto ao público e promoveu um debate literário com a escritora Luciene Vignoli Müller, autora de "Colo Invisível". "Estamos na inauguração de uma biblioteca e eu considero esse um dos eventos mais lindos que podem acontecer, porque sou uma assídua frequentadora de bibliotecas. Diria que sou a filha de uma delas", disse a escritora.

"Queremos que a biblioteca tenha um acesso maior de pessoas. Estamos estimulando atividades para os funcionários e também a modernização, para que a gente possa propagar a importância do conhecimento", afirmou o secretário-geral de Administração da Alesp, Murilo Macedo.

A solenidade também contou com a participação do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) que, na ocasião, doou três livros para o acervo da Alesp, além do diretor de Comunicação da Alesp, Matheus Perez Granato.

Como emprestar um livro

Qualquer cidadão pode usar os serviços da biblioteca, bastando apenas a realização de um breve cadastro com a administração do espaço. Para pegar livros emprestados, os interessados devem apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado.

Os livros disponíveis podem ser emprestados por 15 dias e o empréstimo poderá ser renovado enquanto não houver a demanda pelo exemplar.

Para conferir o catálogo e a disponibilidade de um livro na Casa, acesse: https://app.al.sp.gov.br/catalogo-biblioteca/.

Serviço

Biblioteca Alceu de Amoroso Lima Tristão de Ataíde

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - andar monumental

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Acesso gratuito

alesp