Sessão Solene na Alesp celebra os 60 anos do Conselho Estadual de Educação

Órgão, que reúne grandes referências nacionais da área, contribui há décadas para a construção de um sistema educacional completo e eficaz no estado
28/02/2024 09:05 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

CEE recebe honraria pelos 60 anos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319639.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Lucas Bove<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319640.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Educação, Renato Feder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roque Theophilo Júnior, presidente do CEE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laura Laganá, presidente do Centro Paula Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 60 anos do Conselho Estadual de Educação (CEE) foram celebrados durante uma Sessão Solene, nesta segunda-feira (26), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Proposto pelo deputado Lucas Bove (PL), vice-presidente Comissão de Educação da Casa, o evento reconheceu a contribuição do órgão para o desenvolvimento do ensino paulista. Entre as autoridades presentes estavam o secretário estadual de Educação, Renato Feder, o atual presidente do Conselho, Roque Theophilo Júnior, e Laura Laganá, presidente do Centro Paula Souza.

"Contamos, aqui, com a elite intelectual do nosso País. O Conselho Estadual de Educação é de extrema importância e tem quadros excepcionais que representam a educação paulista. Recentemente, essas pessoas passaram por diversos desafios, tanto durante a pandemia quanto em relação às questões envolvendo os avanços da tecnologia e são verdadeiras guerreiras e nada mais justo do que homenageá-las", afirmou Bove. "O papel da Alesp é trabalhar por políticas públicas que tragam, de fato, uma educação sem ideologia, mais técnica e que seja condizente com todo o aspecto econômico do estado de São Paulo", acrescentou o deputado.

Referência

O secretário de Educação ressaltou a importância do CEE como referência para o direcionamento das decisões relacionadas à Educação no estado. Para ele, contar com o órgão é ter o respaldo técnico necessário para tomar as melhores decisões no setor. "É um órgão com muita experiência, então, em se tratando de todos os grandes temas, como a grade curricular, a legislação e as políticas públicas voltadas à Educação, o Conselho é onde podemos nos referenciar nas discussões. Isso ajuda a Secretaria de Educação do Estado na implementação dessas políticas", confirmou ele. "É uma homenagem muito justa da Alesp porque o Conselho Estadual da Educação cuida desse setor há décadas. São 60 anos ajudando as Secretarias, tanto a estadual quanto as municipais. Ele é formado por pessoas que dedicaram a sua vida ao tema, grandes nomes".

Feder ainda fez questão de lembrar do diálogo que tem com o Legislativo estadual. "A parceria da Secretaria de Educação com a Alesp é fundamental em vários sentidos. Em todas as políticas educacionais, temos uma relação muito estreita. A gente precisou fazer algumas mudanças em leis importantes no ano passado ou lançar leis novas. Um exemplo foi a Prontos pro Mundo, que permite ao nosso aluno fazer intercâmbios. Também fizemos atualizações nas carreiras dos professores e diretores, que foram ações importantíssimas votadas aqui na Alesp. Agora, em 2024, teremos outras leis vindo pra cá", adiantou o secretário.

Volta à Casa

O professor Roque Theophilo Júnior, atual presidente do CEE, lembrou o fato da celebração dos 60 anos do órgão acontecer em um espaço muito especial, já que foi na Alesp que o Conselho nasceu há seis décadas. "A importância do evento decorre, principalmente, do fato de que foi nessa Casa que nasceu o Conselho Estadual, no ano de 1963. Portanto, é uma alegria muito grande que estejamos de volta ao local que possibilitou o nosso surgimento", comentou, lembrando da importância desse conjunto de profissionais para a Educação no Brasil: "O Conselho Estadual de Educação é um órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Educação do Estado de São Paulo. É o farol da Educação do Brasil, tendo em vista que o órgão é composto por pessoas de notório saber na área. As nossas decisões são replicadas por todo o País, inclusive, pelo Conselho Nacional de Educação", apontou Theophilo Júnior.

Democracia

A professora Laura Laganá, presidente do Centro Paula Souza, também apontou a importância de o evento ser realizado no Parlamento. "Projetos fundamentais são discutidos e votados aqui, então, é uma enorme alegria comemorarmos os nossos 60 anos nessa Casa, que é símbolo da democracia em um dos mais importantes centros cívicos desse estado", afirmou. "O apoio que a Alesp dá é fundamental para que os investimentos do Governo do Estado impulsionem a qualidade da educação das redes públicas. Muitos dos projetos que aqui são votados, que garantem a correta aplicação dos recursos públicos na área, têm uma análise prévia do Conselho. Então, esse é um trabalho conjunto muito importante para a construção de mais oportunidades à população e a formação de profissionais preparados para promoverem os avanços que a nossa sociedade tanto precisa", completou a professora.


alesp