Energia solar é centro de debate em evento promovido na Alesp

Parlamentares, Governo do Estado e especialistas selaram parceria durante a atividade "Encontro SP Solar"; objetivo é avançar na temática de relevância mundial
20/02/2024 15:06 | Alternativas | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Encontro SP Solar no auditório Teotônio Vilela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados Carla Morando e Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319200.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretária de Meio Ambiente, Natália Resende<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319201.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz, Rui Alves e Dirceu Dalben <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2024/fg319202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco, nesta terça-feira (20), de um evento que discutiu o desenvolvimento da energia solar no País. O "Encontro SP Solar" reuniu parlamentares, representantes governamentais e especialistas.

Na ocasião, os presentes debateram sobre conceitos básicos de energia solar, etapas de implementação de um projeto de usina específica, além de uma linha de financiamento disponível na Agência de Fomento Paulista, com o intuito de promover projetos energéticos futuramente.

Sustentável

A energia fotovoltaica é uma fonte sustentável proveniente do Sol e convertida em eletricidade. Ela surge como alternativa mais ecológica em termos de proteção ao meio ambiente, bem como a energia eólica, que juntas representam 83,79% de toda a matriz elétrica no Brasil.

A reunião na Alesp aconteceu em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado. Natália Resende, secretária da pasta, esteve presente. Durante sua participação, ela reforçou o objetivo de fortalecer os laços com o Parlamento Paulista. "O nosso intuito é iniciar debates, conversas e abrir ainda mais as portas da Secretaria", disse.

Para enriquecer a discussão, também estiveram presentes o superintendente de negócios da Agência de Fomento do Estado de São Paulo - a Desenvolve São Paulo-, Luca Iacona, o assessor executivo da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), Luiz Perin, e a subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Barros, além de representantes de empresas ligadas à energia fotovoltaica.

Visibilidade

O deputado Barros Munhoz (PSDB) frisou a relevância do encontro. "Esse é um assunto de magna importância, que tem ganhado a primeira página dos jornais. Precisamos dar visibilidade a ele", disse. "É uma causa importantíssima para São Paulo", acrescentou o parlamentar.

Já para o deputado Rui Alves (Republicanos), o assunto ganha amplitude mundial. "Renovação da matriz energética é um tema de magnitude nacional e internacional, e São Paulo tem estado na vanguarda nacional, fomentando e discutindo sobre o tema", afirmou.

Também participaram do evento os deputados Dirceu Dalben (Cidadania) e Carla Morando (PSDB), que se disponibilizaram a fortalecer a parceria na Casa para avançar nessa temática.

alesp