Na Alesp, CPI da Epidemia de Crack aprova relatório que pode guiar futuras políticas públicas
14/12/2023 20:57 | Caminhos | Fábio Gallacci - Fotos: Bruna Sampaio








Em reunião realizada nesta quinta-feira (14), os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Epidemia de Crack da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram, por unanimidade, o relatório final de trabalho do colegiado. Com mais de 100 páginas, o documento reuniu as mais diversas contribuições, posições e propostas para tentar atenuar um problema social e de saúde pública que se desenrola há anos na Capital e tem reflexos também no Interior. O presidente, Paulo Correa Jr (PSD), afirmou que vai entregar o relatório pessoalmente ao governador Tarcísio de Freitas nesta sexta-feira (15).
"O exemplo que essa CPI deu para o Parlamento foi de um trabalho em conjunto, imparcial e que respeitou os diferentes posicionamentos", comentou o presidente. "Não temos uma receita pronta; a CPI mostrou isso. Reunimos várias formas de pensar e todas elas podem contribuir como possíveis caminhos de combate ao problema. Estamos falando de algo que preocupa a todos nós", acrescentou Correa Jr, lembrando que o trabalho dos parlamentares também teve o seu momento itinerante, com reuniões e oitivas realizadas na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte.
Sociedade
O relator, Delegado Olim (PP), fez questão de dar espaço a todas as contribuições compartilhadas ao longo dos seis meses de reuniões na Casa. "A conclusão que fica evidente nos trabalhados procedidos é que a solução dessa questão é complexa e depende de uma segura política pública, com envolvimento de toda a sociedade. A materialização dessa política de solução deve reunir Segurança Pública, Saúde, Educação, Habitação e Urbanização", apontou o deputado durante a leitura do documento. "Se por um lado a solução do problema não está clara; essa CPI conseguiu dar visibilidade e voz a todos os estratos sociais. Mas só a boa vontade não basta, é necessário o empenho de toda a população e dos governos no interesse de reduzir, e deter, o que se chama de epidemia do crack", concluiu Olim.
Experiências
A deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), vice-presidente do grupo, ressaltou que o trabalho desenvolvido pela CPI foi um ótimo exemplo de como as atividades devem ser conduzidas em todo o Parlamento. "As discussões foram sempre respeitosas, ouvindo profissionais de diferentes visões e experiências. O conteúdo apresentado pela CPI é fidedigno e traz uma série de sugestões, que eu espero que sirvam de forma crítica também aos gestores públicos", disse ela.
Ainda durante a reunião de votação do relatório final, o colega Eduardo Suplicy (PT) ressaltou a importância da sugestão - incluída no documento aprovado - de que o Poder Público tem o dever de dar suporte às iniciativas de grupos variados da sociedade organizada que ofereçam estratégias de atenção à população em situação de rua. Ações essas pautadas na valorização da convivência, cultura, arte e na redução de danos.
Direitos Humanos
Outro membro da Comissão, Simão Pedro (PT) lembrou que a desconfiança que sentia nos primeiros momentos de trabalho, rapidamente, deu lugar a certeza de que a pluralidade seria levada em consideração entre os parlamentares. "No começo, ficamos um pouco preocupados que pudesse ser dada à CPI uma abordagem policialesca e repressora no que se refere ao problema do uso de drogas. Os trabalhos mostraram que não há uma epidemia, mas sim um problema grave a ser resolvido de forma multidisciplinar. Na cracolândia, por exemplo, a droga usada de forma mais intensa é o álcool, que é lícito. Ele é usado muito mais do que o crack propriamente dito", destacou o deputado. "Sendo assim, o trabalho também mostrou que precisamos, além da ação da polícia, adotar políticas sociais na área de Direitos Humanos. A questão da internação compulsória, já está provado que não resolve. Pelo contrário, gera ainda mais violência. Por isso, a abordagem ligada à redução de danos é muito mais interessante", opinou Pedro.
Diálogo
O deputado também considerou positiva a série de depoimentos e informações reunidas durante os encontros da CPI. "Aprendi muito com os debates. A Comissão teve uma condução de muito diálogo e seriedade. Temos, aqui, um bom instrumento para que os governos municipais e estadual possam tomar providências em relação a esse grave problema que a gente vive", comentou o deputado do PT, que sugeriu publicar o relatório de forma digital para que todos os interessados possam ter acesso.
Presenças
Além do presidente Correa Jr e dos colegas Delegado Olim, Simão Pedro, Paula da Bancada Feminista e Eduardo Suplicy, também estiveram presentes na última reunião da CPI os deputados Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Guto Zacarias (União). Os parlamentares Agente Federal Danilo Balas e Lucas Boves, ambos do PL, também fizeram parte de todo o trabalho desenvolvido.
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Deputado aciona MP e PGE para impedir ato de partido em celebração ao ataque do Hamas a Israel
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações